in

Kernel Linux 5.3-rc4 é lançado

Além disso, haverá descontinuidade de alguns recursos.

Linus Torvalds lançou neste final de semana a versão 4 de testes do Linux 5.3. Ele comentou no anúncio que o 5.3-rc4 é maior que o release candidate da semana passada. Isso devido ao tempo de pedidos de pull.Kernel Linux 5.3-rc4 é lançado

Ele explicou :

Não vale a pena dizer que este rc é o maior rc4 (pelo menos em número de commits) que tivemos em um par de anos. Não é necessariamente assim. Ele é realmente maior do que o usual. Se comparado com a mesma quantidade que rc3 era menor que o normal. Então, não estou preocupado, estou apenas apontando um padrão aleatório e um tanto incomum.

Kernel Linux 5.3-rc4 é lançado com algumas correções

No topo das correções de bug/regressão da semana, a variante Spectre V1 SWAPGS tem uma vulnerabilidade que é também conhecida como o Grand Schemozzle pelos desenvolvedores do kernel. Essa atenuação do SWAPGS está em vigor para o 5.3-rc4 e também as várias versões de kernel suportadas/LTS.

O Linux 5.3 deve sair em setembro com seus muitos recursos novos / aprimorados, seguido pelo início do desenvolvimento do Linux 5.4.

Linux descontinua subsistemas USB sem fio e de banda ultralarga

O kernel do Linux 5.4 descontinuará e marcará como obsoletos os subsistemas Wireless USB (WUSB) e Ultra-wideband (UWB) dentro do kernel.

Enfileirados como parte das mudanças USB que estão crescendo para o Linux 5.4 estão obsoletos os subsistemas WUSB e UWB. Estes já estavam “órfãos” enquanto não faziam nenhuma manutenção do código no kernel do Linux já há algum tempo.

O padrão USB Wireless não foi atualizado em quase uma década. Bluetooth e WiFi tendo várias vantagens de largura de banda e distância, entre outros fatores. O USB sem fio foi construído sobre a plataforma de rádio Ultra WideBand.  O código do kernel do Linux para o UWB também voltado para o bloco de corte em sintonia com o WUSB.

Os subsistemas WUSB e UWB estão agora sendo marcados como obsoletos dentro do kernel. Então, serão removidos em “poucos” lançamentos do kernel. A menos que qualquer usuário faça um upgrade e/ou mantenedor (es) para atualizar o código.

Kernels Linux 4.4 e 4.9 recebem proteção SWAPGS com back-port

Greg Kroah-Hartman emitiu os kernels Linux 4.4.189 e Linux 4.9.189 LTS. As novas mitigações da variante “SWAPGS” do Specter V1.

O SWAPGS foi publicado no início desta semana. Desde a mitigação do dia de lançamento para o Linux 5.3 Git, a proteção especulativa do SWAPGS volta para as várias árvores estáveis ??do kernel Linux suportadas. Essa proteção adicional de mitigação do SWAPGS leva outro pequeno impacto no desempenho das CPUs da Intel que remontam à Ivybridge.

Para aqueles que ainda estão na série LTS mais antiga, o Linux 4.4.189 e o Linux 4.9.189 estão fora e além de várias outras pequenas correções, a principal adição a esses lançamentos pontuais são as mitigações do SWAPGS por padrão para os processadores Intel afetados.

Via Phoronix