in

Kernel Linux 5.8 é lançado

Havia uma grande expectativa sobre o lançamento estável ou um novo release candidate.

Veja como descobrir qual versão do Linux você está executando

Depois de uma certa tensão sobre se daria tempo, o desenvolvedor Linus Torvalds anunciou oficialmente há alguns instantes a disponibilidade do novo kernel Linux 5.8. Desde o início, Linus considerou este “um dos maiores lançamentos de todos os tempos”. O kernel Linux 5.8 entrou em desenvolvimento há cerca de dois meses, durante o qual recebeu um total de sete marcos do RC (Release Candidate).

Na semana passada, Linus Torvalds estava indeciso se um oitavo Release Candidate seria necessário ou não. Porém, essas dúvidas acabaram nesta noite e o novo kernel Linux 5.8 acaba de sair.

Kernel Linux 5.8 é lançado

Kernel Linux 5.8 é lançado

Apesar de toda a tensão e de ser chamado de maior kernel de todos os tempos, parece que não é bem assim pois a versão final acabou menor que o esperado.

Apesar da janela de mesclagem ter sido muito grande, realmente não houve nada assustador nos Candidatos a Liberação, disse Linus Torvalds. Então aqui está, um novo kernel brilhante.

Entre as muitas mudanças no kernel 5.8 do Linux, há a identificação de destino da ramificação para a arquitetura AArch64 (ARM64), uma nova chamada do sistema faccessat2 (), suporte à criptografia em linha para a camada de bloco, suporte à compactação LZO-RLE no sistema de arquivos F2FS, bem como uma nova opção de inicialização initrdmem= para especificar uma imagem de disco RAM inicial.

A lista continua com suporte para várias instâncias privadas no sistema de arquivos /proc, um novo mecanismo de notificação de eventos, uma nova API de alocação de buffer que promete facilitar aos desenvolvedores a gravação de drivers de rede XDP.

Em termos de segurança, esta versão vem com atenuações para a vulnerabilidade de hardware Special Register Buffer Data Sampling (SRBDS), também conhecida como CrossTalk, afetando determinados processadores Intel, um novo mecanismo para revogar mapeamentos em /dev/mem quando um driver de dispositivo assume um intervalo de memória sobreposto, e uma nova funcionalidade CAP_PERFMON.

Outras características

O Linux 5.8 também inclui dezenas de drivers atualizados para melhor suporte de hardware. Os destaques incluem suporte para sensores de energia baseados no AMD RAPL MSR, suporte para controladores AMD SPI, suporte para decodificadores de vídeo Rockchip, suporte para sensores OmniVision OV2740 e suporte para controladores de entrada de vídeo Nvidia Tegra.

Você pode baixar as fontes do kernel Linux 5.8 agora mesmo no site kernel.org ou usando o link direto abaixo. No entanto, lembre-se de que isso atualmente está marcado como um kernel “principal”. Portanto, isso significa que ainda não está pronto para implantações em massa ou para uso em ambientes de produção.

Então, você deve esperar o lançamento da primeira atualização, o Linux kernel 5.8.1, antes de considerar atualizar seus pacotes de kernel para a nova série. Muitas das distribuições GNU/Linux, como o Arch Linux ou o openSUSE Tumbleweed, provavelmente serão atualizadas para o Linux 5.8 nas próximas semanas.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.