Kernel Linux 5.9 recebe primeira atualização

Finalmente, o Kernel Linux 5.9 pode ser considerado estável, pois recebeu a primeira atualização pontual desde que chegou. De acordo com a classificação no site kernel.org, portanto, ele está pronto para adoção em massa.

Lançado no último fim de semana, a série Linux kernel 5.9 apresenta vários novos recursos e melhorias, como:

  • suporte para a arquitetura Unicore;
  • o suporte para as instruções FSGSBASE x86;
  • suporte à compactação Zstandard (Zsdt) para construir kernels x86;
  • e suporte para atributos estendidos para NFS 4.2 clientes.

Ele também traz uma nova opção de montagem rescue=  e várias melhorias de desempenho para o sistema de arquivos Btrfs. Além disso, há suporte completo para operações de leitura em buffer assíncronas no subsistema io uring, gerenciamento aprimorado de memória anônima, reconhecimento de capacidade para o programador de deadline e um novo knob sysctl.

Claro, o kernel Linux 5.9 também vem com muitos drivers novos e atualizados para oferecer suporte a hardware mais recente. Portanto, é altamente recomendável ser usado em máquinas onde versões anteriores do kernel não oferecem suporte para os respectivos componentes de hardware.

Kernel Linux 5.9 recebe primeira atualização

Anunciado por Greg Kroah-Hartman, o kernel Linux 5.9.1 está aqui como a primeira versão pontual da série, também marcando o branch Linux 5.9 como “estável” no site kernel.org, de onde você pode baixar o tarball de origem se você gosta de compilar seu próprio kernel ou você é um mantenedor do sistema operacional Linux.

Esta é uma pequena versão de correção de bugs que inclui um total de 19 alterações, com 119 inserções e 64 exclusões. Além das correções de bugs, o kernel Linux 5.9.1 também adiciona composição Telit FT980-KS, suporte para adaptadores FreeCalypso JTAG + UART, ID de dispositivo para o dispositivo HP GC e opção de placa Cellient MPL200. Os fornecedores do sistema operacional Linux devem atualizar para a série do kernel Linux 5.9 assim que possível, especialmente se estiverem usando um kernel que não é mais compatível.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile