Kernel Linux 6.7 não terá mais manutenção e usuários devem atualizar para Linux Kernel 6.8

O novo Kernel Linux 6.7 não terá mais manutenção e usuários devem atualizar para Linux Kernel 6.8. Portanto, a série de kernel Linux 6.7 não receberá mais correções de bugs e segurança, que, com o tempo, se tornarão vulneráveis a todos os tipos de ameaças e ataques.

O anúncio do fim da vida útil (EOL) para a série de kernel Linux 6.7 é do mantenedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman. Ele pediu aos usuários que atualizem para o kernel Linux 6.8 mais recente o mais rápido possível.

O kernel Linux 6.7 foi lançado por Linus Torvalds em 7 de janeiro de 2024 e introduziu novos recursos empolgantes, como o sistema de arquivos bcachefs, um sistema de arquivos copy-on-write (COW) para sistemas operacionais baseados em Linux projetado para competir com os recursos modernos oferecidos pelos sistemas de arquivos Btrfs e ZFS.

O Linux 6.7 também introduziu suporte para o firmware GSP da NVIDIA no driver gráfico de código aberto Nouveau, novos recursos para o sistema de arquivos Btrfs, melhorias para o sistema de arquivos EXT4, um monte de melhorias de rede, bem como inúmeros drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.

Depois de apenas doze atualizações de manutenção, a série de kernel Linux 6.7 agora está marcada como EOL (End of Life), o que significa que não receberá mais correções de bugs e segurança. Os usuários que usam o kernel Linux 6.7 agora são instados a atualizar para as versões do kernel Linux 6.8.

“Note, este é o ÚLTIMO kernel 6.7.y a ser lançado. Este ramo está agora em fim de vida. Por favor, mova para a ramificação 6.8.y neste momento”, disse Greg Kroah-Hartman no anúncio da lista de discussão para o Linux 6.7.12, que é a última atualização de manutenção da série.

Kernel Linux 6.7 não terá mais manutenção e usuários devem atualizar para Linux Kernel 6.8

O kernel Linux 6.8 foi lançado no mês passado em 10 de março de 2024, com novos recursos como suporte à virtualização LAM (Linear Address Masking) para KVM, um novo driver Intel Xe DRM, suporte fscrypt para CephFS, uma interface sysfs THP (Transparent Huge Pages) de vários tamanhos e muito mais.

O Linux 6.8 já está alimentando várias distribuições GNU/Linux populares, como Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, e será o kernel padrão nas próximas versões do Fedora Linux 40 e Ubuntu 24.04 LTS.

O kernel Linux 6.8 também foi atualizado hoje para a versão 6.8.3, que em breve chegará aos repositórios de software estáveis de distribuições populares GNU/Linux. O kernel Linux 6.8.3 inclui algumas mudanças com 4772 inserções e 2551 exclusões em 481 arquivos alterados, por isso é uma atualização altamente recomendada.

No entanto, devo avisá-lo que, embora o Linux 6.8 venha com recursos de ponta, ele também será de curta duração e suportado por apenas alguns meses. Portanto, se você está procurando suporte de longo prazo para seu kernel, você deve considerar mudar para uma das muitas séries de kernel LTS, sendo o Linux 6.6 LTS o mais recente, que será suportado até dezembro de 2026.

9to5Linux
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile