in

Kernel Linux do WSL2 será entregue aos usuários do Windows 10 via Windows Update

A Microsoft está removendo seu kernel Linux da imagem do sistema operacional Windows com o Windows 10 20H1 / 2004 e, em vez disso, o entregará via Windows Update.

Ubuntu 20.04 LTS também é lançado na Windows 10 App Store

Espera-se que a Microsoft comece a lançar o Windows 10 2004 (a atualização do recurso Windows 10 20H1) a qualquer momento. Um dos maiores recursos novos desse lançamento é a segunda versão do Windows Subsystem para Linux, WSL2. Pouco antes do lançamento, a Microsoft está fazendo uma alteração no WSL2, projetada para melhorar sua “capacidade de manutenção”, disseram os responsáveis.

Especificamente, a Microsoft decidiu remover o kernel Linux da imagem do sistema operacional Windows com o WSL2. Em vez disso, a empresa entregará o kernel diretamente nas máquinas dos usuários usando o Windows Update. Os usuários poderão verificar manualmente se há novas atualizações do kernel clicando no botão “Verificar atualizações” ou aguardando o Windows fazer isso automaticamente.

Kernel Linux do WSL2 será entregue aos usuários do Windows 10 via Windows Update

Kernel Linux do WSL2 será entregue aos usuários do Windows 10 via Windows Update

O gerente de programa Craig Loewen em um post de blog hoje descreve a mudança que se aproxima.

Nosso objetivo final é que essa mudança seja contínua, onde o kernel do Linux é atualizado sem que você precise pensar nisso. Por padrão, isso será tratado inteiramente pelo Windows, assim como atualizações regulares em sua máquina, disse a Microsoft.

Loewen observou que, inicialmente, os usuários do Windows 10 2004 e os testadores Insider que usam builds de visualização do Slow Ring precisarão temporariamente instalar manualmente o kernel Linux. Eles receberão dentro de “alguns meses” uma atualização que adicionará recursos automáticos de instalação e manutenção. (De fato, os testadores do Slow Ring obtiveram hoje, 13 de março, uma nova compilação de teste do Windows 10 2004, 19041.153, que inclui essa alteração de serviço no WSL2.)

WSL

A WSL é o que permite que os desenvolvedores executem um ambiente Linux, incluindo a maioria das ferramentas, utilitários e aplicativos de linha de comando diretamente no Windows 10 e Windows Server. Quando a Microsoft introduziu o WSL no Windows 10 pela primeira vez em 2016, o WSL era mais uma interface Linux projetada em parceria com a Canonical.

Porém, a Microsoft tem estado ocupada rearquitetar WSL com WSL 2, para que ele realmente irá fornecer um kernel Linux Microsoft escrito em execução em uma máquina virtual leve, que é baseado no subconjunto do Hyper V. Os usuários podem colocar basicamente qualquer distribuição Linux de sua escolha nesse kernel. 

ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.