Khronos lança ANARI 1.0 como API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma

Confira os principais detalhes.

Há vários anos, o Grupo Khronos vem desenvolvendo o padrão ANARI. Trata-se de uma API de renderização analítica e focando na virtualização de dados 3D escalável. Agora, o lançamento do ANARI 1.0 finalmente ocorreu para esta API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma. O padrão aberto ANARI 1.0 foi publicado hoje para esta API de mecanismo de renderização 3D e implementações esperadas de empresas como AMD, Intel e NVIDIA. Portanto, o Khronos lança ANARI 1.0.

Então, o Khronos lança ANARI 1.0 como API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma. Este novo padrão é descrito como:

ANARI simplifica significativamente o desenvolvimento de aplicativos em domínios como visualização científica, fornecendo funcionalidade de alto nível para construir uma representação de cena na memória a ser renderizada sem a necessidade de código gráfico de baixo nível e permitindo o uso de qualquer mecanismo de renderização 3D que suporta a API ANARI.

A especificação ANARI 1.0 foi desenvolvida abertamente e incorpora feedback significativo da comunidade, incluindo compatibilidade com materiais glTF™ Physical-Based Rendering (PBR). ANARI já foi amplamente integrado em aplicativos de visualização científica e espera-se que seja usado por diversas aplicações que precisam de acesso portátil a vários mecanismos de renderização, oferecendo funcionalidade 3D sofisticada, como rastreamento de raios e iluminação global….

ANARI é uma API C99 com wrappers de tipo seguro C++ que é usado para construir uma árvore hierárquica de objetos na memória que expressa a cena completa para um único quadro, incluindo geometria de superfície 3D e dados volumétricos. 

ANARI fornece aos mecanismos de renderização a semântica para expor a inovação por meio de extensões; acessar atualizações de cena assíncronas e matrizes de dados de cópia zero para baixa latência de quadro; e, finalmente, criar imagens de última geração lindamente renderizadas sem a necessidade de APIs proprietárias, ao mesmo tempo em que permite a interatividade necessária para a visualização exploratória.

Espera-se que a AMD forneça integração ANARI com Radeon ProRender, a Intel forneça integração ANARI com OSPRay e a NVIDIA incorpore suporte ao mecanismo de renderização VisRTX.

Mais detalhes sobre o lançamento do ANARI 1.0 via Khronos.org.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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