Khronos lança OpenXR 1.1

Khronos lança OpenXR 1.1 para desenvolvimento multiplataforma AR/VR. O Khronos Group lançou na segunda-feira o OpenXR 1.1 como a versão mais recente deste padrão da indústria para desenvolvimento aberto e multiplataforma para dispositivos de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR).

O OpenXR 1.1 promove uma série de extensões na especificação principal para ajudar a reduzir a fragmentação e simplificar o desenvolvimento. Agora fazem parte do núcleo do OpenXR 1.1 o piso local, estéreo com renderização foveada, superfície de aderência, XrUuid e xrLocateSpaces.

Khronos lança OpenXR 1.1

“O OpenXR 1.1 também introduz uma série de novas melhorias no perfil de interação, vários esclarecimentos para a especificação, novos códigos de erro, cor sem suporte a canal alfa e outros recursos.

Esta versão evolui o padrão de API aberta OpenXR amplamente adotado para acesso multiplataforma de alto desempenho a plataformas e dispositivos de RV, RA e realidade mista (MR) — coletivamente conhecidos como XR. O OpenXR 1.1 consolida extensões de API amplamente utilizadas na especificação principal para reduzir a fragmentação e adiciona novas funcionalidades para simplificar o desenvolvimento de aplicativos XR mais poderosos e eficientes.

Em particular, o OpenXR 1.1 consolida várias extensões de fornecedor para funcionalidades-chave para reduzir as diferenças no código do aplicativo em várias plataformas, enquanto ainda permanece flexível e extensível para promover a inovação em um mercado em rápido crescimento e evolução. O Grupo de Trabalho OpenXR se concentrará no gerenciamento de um pipeline de extensões para desenvolver e buscar feedback sobre novas funcionalidades, enquanto integra proativamente a tecnologia comprovada na especificação principal para fornecer aos desenvolvedores recursos robustos de XR multiplataforma.

Hoje, a maioria das principais plataformas XR fez a transição para o uso do OpenXR para expor os recursos atuais e futuros do dispositivo. Os fornecedores com implementações OpenXR em conformidade incluem Acer, ByteDance, Canon, HTC, Magic Leap, Meta, Microsoft, Sony, XREAL, Qualcomm, Valve, Varjo e o tempo de execução de código aberto Monado da Collabora. O OpenXR também é suportado por todos os principais motores de jogos e renderização, incluindo Autodesk VRED, Blender, Godot, Omniverse da NVIDIA, StereoKit, Unreal Engine e Unity.

A especificação OpenXR 1.1 pode ser encontrada no site do Khronos e no GitHub OpenXR Registry.”

Mais detalhes sobre a grande atualização de especificações do OpenXR 1.1 via Khronos.org.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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