in

Kirin de 5 nm da Huawei pode ser fabricado por outra empresa

Samsung pode fabricar o próximo processador Kirin de 5 nm da Huawei

kirin-de-5-nm-da-huawei-pode-ser-fabricado-por-outra-empresa
Imagem: Android Authority

A Samsung, que está entre as maiores fabricantes mundiais de chips semicondutores, fabrica chips para marcas como AMD, IBM, Nvidia, Qualcomm e até mesmo processadores para a Apple, no passado. Agora há rumores de que a empresa expandirá sua clientela e produzirá o Kirin de 5 nm da Huawei.

- Anúncios -
kirin-de-5-nm-da-huawei-pode-ser-fabricado-por-outra-empresa
Imagem: Android Authority

Kirin de 5 nm da Huawei

Um novo relatório vindo da China afirma que o próximo chipset de 5 nm da Huawei, o Kirin 9000L, será feito pela Samsung Foundry. O novo chipset 5G terá uma velocidade de clock menor em comparação com o Kirin 9000 e o Kirin 9000E. Seus grandes núcleos terão clock de 2,86 GHz, em oposição aos 3,13 GHz do Kirin 9000.

Além disso, o novo chipset também contará com uma GPU Mali-G78 de 18 núcleos em comparação com a GPU Mali-G78 de 24 núcleos Kirin 9000 e 22 núcleos Kirin 9000E. O Kirin 9000L apresentará um grande e um pequeno núcleo de IA.

Desde que os EUA impuseram uma proibição comercial à Huawei, ficou muito difícil para a gigante chinesa dos smartphones obter seus chips Kirin feitos por fundições como a TSMC e a Samsung. As marcas que desejam fazer negócios com a Huawei precisam obter aprovação prévia do governo dos Estados Unidos. Ainda não está claro se a Samsung já recebeu a aprovação necessária ou se ainda está em processo de recebimento.

Existem esses fortes rumores da produção do Kirin de 5nm ser realmente realizada pela Samsung. No entanto, não sabemos mais detalhes. O que não pode ocorrer daqui a uns dias, por exemplo. Certamente, o assunto continuará a render e mais vazamentos de informações devem ocorrer. Além disso, há a possibilidade de uma das empresas se manifestar acerca do assunto.

Espera-se que o Kirin 9000L seja usado em smartphones e tablets de gama média da Huawei. E, provavelmente será lançado ainda este ano. Assim, talvez as empresas precisem correr para que o desenvolvimento não atrase.

Com informações de: Sammobile

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

oneplus-nord-recebe-nova-atualizacao

OnePlus Nord recebe nova atualização

data-de-lancamento-do-honor-band-6-e-revelada

Data de lançamento do Honor Band 6 é revelada