in

Konsole vai executar várias instâncias na mesma janela com a função “Splitt”

Serão muitos Terminais em uma só janela do Konsole.

Konsole vai executar várias instâncias na mesma janela com a função "Splitt"

O aplicativo Konsole permitirá executar várias instâncias na mesma janela com a função “Splitt” que deve estrear em breve. Há algum tempo, o desenvolvedor Tomaz Canabrava postou uma entrada em seu blog pessoal mostrando algo em que ele está trabalhando. É uma função de “splitt” que, se tudo der certo, logo chegará ao Konsole. Portanto, o Konsole vai executar várias instâncias na mesma janela com a função “Splitt”.

O Ubuntu permite que você divida a tela desde a versão Xerus (16.04). No entanto, a próxima função do aplicativo Terminal do KDE Plasma vai um pouco mais além. Assim, a ideia é dividir a tela na mesma janela, como você pode ver no vídeo que o próprio Canabrava subiu.

Muitos terminais em uma só janela do Konsole

Neste momento, não há ainda muita coisa a ser revelada sobre a nova função que deve estrear em breve. Porém, a tirar pelas declarações e pelo vídeo do desenvolvedor é possível ter uma ideia do que virá por aí.

Então, ao que parece, você pode adicionar uma nova “janela” por meio de um atalho de teclado. Pelo menos é essa é a impressão que dá ao ver os novos terminais aparecerem de repente. Se for assim mesmo, será o Konsole quem decide onde abri-lo, algo que parece estar sempre começando com uma instância. Uma vez criada, podemos mover as novas instâncias com o mouse.

Como o Konsole vai executar várias instâncias na mesma janela com a função “Splitt”?

O que este “spitt” do Konsole oferece agora é a possibilidade de arrastar e soltar das seguintes maneiras:

  • Uma aba para criar uma nova janela do Konsole;
  • A guia volta para outra janela;
  • Uma das instâncias para reposicionar na guia atual;
  • Divisão para outra aba;
  • Divisão para outra janela (se estiver dentro do nome do processo).

Esta função não será muito útil para um usuário médio. Contudo, será útil para todos aqueles que usam softwares que podem executar funções diferentes do mesmo trabalho, como o AirCrack.

E então, o que você acha da nova função “Splitt” do Konsole? Pretende usá-la? Conte-nos em nosso grupo no Telegram: @sitesempreupdate.