Conheça o Kotlin, uma alternativa ao Java, e de código aberto!

Por Emanuel Negromonte 2 minutos de leitura

Vem sendo desenvolvida desde 2010, a alternativa da JetBrains para a plataforma Java, a Kotlin – revelada em Julho de 2011 – foi agora liberada como software livre sob licença Apache 2. As ferramentas incluem o compilador Kotlin, o Kompiler, um conjunto de melhorias para as bibliotecas Java padrão, tais como utilitários de conveniência para coleções de JDK, ferramentas de build (para Ant, Maven e Gradle), e um plugin para o IntelliJ IDEA para que funcione com o IDE do JetBrains.

Kotlin pode ser compilada para bytecode Java ou JavaScript. Projetada para ser mais segura que o Java, com verificação estática de problemas como “null pointer dereferencing”, e para ser mais concisa que o Java ao incluir inferência de tipo, funções de higher-order, mixins e delegação.

Os desenvolvedores dizem que desejam torná-la muitos mais simples do que o competidor mais maduro – Scala. Os desenvolvedores publicaram comparações com Java e Scala para explicar melhor o design da linguagem.

Atualmente o Kompiler só gera bytecode JVM; a JetBrains começou a desenvolver um backend JavaScript e pensando em criar um backend LLVM no futuro. Os desenvolvedores da JetBrains estão procurando por “Kontributers” a unirem-se no projeto, seja trabalhando diretamente no código do Kotlin ou corrigindo outras bibliotecas Java e tornando-as “Kotlin friendly”.

Confira os snapshots de builds e códigos no site Git do Kotlin. O nome Kotlin se refere a uma ilha russa; a JetBrains tem um escritório de desenvolvimento lá. Confira um vídeo de uma palestra do Thiago Cortat Tavares gravado mo Mobile Summit Brasil e tire suas conclusões:

Share This Article
Sair da versão mobile