Krita 5.1 promete suporte a JPEG-XL e melhorias para arquivos WebP e Photoshop

Conheça as novidades que farão parte da versão estável do programa.

A Krita Foundation anunciou a disponibilidade da versão beta 5.1 de seu software de pintura digital Krita poderoso, gratuito, de código aberto e multiplataforma. Assim, o novo Krita 5.1 promete suporte a JPEG-XL e suporte aprimorado para arquivos WebP e Photoshop.

O Krita 5.1 deve apresentar muitas novidades para artistas digitais usando este poderoso software para criar arte. Os destaques incluem:

  • suporte para o formato de arquivo JPEG-XL;
  • suporte aprimorado para arquivos WebP;
  • OpenEXR, Photoshop em camadas TIFF e Photoshop;
  • suporte para camadas de preenchimento PSD e rótulos de cores;
  • suporte para paletas de cores ASE e ACB;
  • bem como desempenho de pintura aprimorado através do uso de XSIMD.

Além disso, o Krita 5.1 adiciona suporte para mais operações para lidar com várias camadas selecionadas, estende as ferramentas de preenchimento com preenchimento contínuo, bem como uma nova ferramenta Incluir e Preencher, adiciona suporte para configurar controles de toque como “Toque para Desfazer” no configurações de entrada de tela, melhora o sistema de animação, adiciona suporte para controlar o recuo das camadas quando em um grupo e adiciona suporte para pintura em máscaras de seleção com modos de mesclagem.

Krita 5.1 promete suporte a JPEG-XL e suporte aprimorado para arquivos WebP e Photoshop

Existem também inúmeras melhorias de usabilidade no Krita 5.1, incluindo uma nova opção Zoom-to-fit (com margens), configuração adicional para a paleta pop-up, um atalho de seleção de duas cores, a capacidade de alternar entre níveis de zoom predefinidos para suavizar zoom e muito mais. O suporte aprimorado para dispositivos Android também está disponível na próxima versão, juntamente com melhorias nos pincéis e centenas de correções de bugs.

Mais detalhes podem ser encontrados nas notas de lançamento do Krita 5.1, que já está disponível para teste beta público se você quiser testar os novos recursos antes que o lançamento final chegue às ruas. Em sistemas GNU/Linux, você pode experimentá-lo baixando o binário universal AppImage a partir daqui, que não requer instalação (basta tornar o arquivo executável e executá-lo com um duplo clique do mouse no arquivo).

Camadas:

  • A maior mudança no tratamento de camadas no Krita 5.1 é o projeto Google Summer of Code de Santhosh Anguluri 2021: Operations for multiple layers (MR 888). Isso permite copiar, recortar e colar e limpar ao ter uma seleção em várias camadas de uma só vez.
  • Além disso, há um pequeno número de ajustes de interface do usuário feitos na janela de encaixe da camada: agora você pode controlar o recuo das camadas quando estiver em um grupo. Além disso, um botão foi adicionado para mostrar o menu de contexto quando o botão direito do mouse não está disponível e, finalmente, as camadas de arquivo agora informam se o arquivo não pode ser encontrado (MR 1203,  MR 1213,  MR 1419).
  • Agora você pode pintar em máscaras de seleção com modos de mesclagem.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile