Krita 5.2 traz melhorias na animação e no tratamento de texto e FFmpeg integrado

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O novo Krita 5.2 traz melhorias na animação e no tratamento de texto e FFmpeg integrado. Esta versão também melhora diversas ferramentas, adiciona novas ações e aprimora algumas das principais funções do aplicativo. O software de pintura digital de código aberto Krita 5.2 foi lançado como uma grande atualização da série Krita 5 que traz mudanças importantes visíveis ao usuário e muitas melhorias internas.

Vindo mais de um ano após o Krita 5.1 , o lançamento do Krita 5.2 está aqui com uma funcionalidade de reprodução de áudio completamente reescrita para animação usando a estrutura MLT, dependência FFmpeg integrada para exportação de vídeo em animação, bem como muitas melhorias no JPEG- XL suporte de imagem introduzido na versão anterior.

O Krita 5.2 também traz grandes melhorias no manuseio de texto com um mecanismo de forma de texto completamente renovado que fornece suporte para emoji, texto no caminho, texto em forma, fontes OpenType, texto vertical, texto quebrado, OpenType e outros recursos. No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que esses recursos podem ser acessados no editor de código-fonte SVG por enquanto.

Outra novidade nesta versão é o suporte para a ferramenta Transform para transformar todas as camadas selecionadas, um novo seletor de cores que suporta espaços de cores de ampla gama e um back-end de configurações do mecanismo de pincel reescrito para maior robustez e para prepará-lo para uma próxima reformulação da interface do usuário.

Krita 5.2 traz melhorias na animação e no tratamento de texto e FFmpeg integrado

O Krita 5.2 também revisa o recurso de desfazer cumulativo para torná-lo mais intuitivo, adiciona a capacidade de suavizar o serrilhado dos resultados do mecanismo de pincel do Sketch, adiciona um novo modo “Preencher áreas de cores semelhantes” à ferramenta Preenchimento e adiciona a capacidade para definir a opacidade da decoração da seleção para a ferramenta Seleção Contígua.

Várias novas ações também foram adicionadas nesta versão, incluindo Alternar predefinição de borracha, amostra de cor da tela e selecionar camadas no menu, algumas opções de exibição extras estão presentes na janela de encaixe Camadas e os modos de mesclagem CMYK foram aprimorados para corresponder à forma como o Photoshop lida com a mesclagem modos em CMYK.

Além disso, há algumas outras melhorias em torno do manuseio multicamadas EXR, importação RAW, exportação WebP, histórico de predefinições de pincel e outras áreas do aplicativo. Para mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta versão, confira as notas de lançamento.

Enquanto isso, você pode experimentar todos os novos recursos e melhorias baixando o Krita 5.2 como um binário universal AppImage ou como um aplicativo Flatpak do Flathub (em breve), que você pode executar em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada.

O tarball de origem também está disponível para download aqui para integradores de sistemas e aqueles que desejam compilar o aplicativo a partir de fontes, junto com binários APK para sistemas Android, macOS e Windows.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.