in

Kubuntu 19.04 chega com o Plasma 5.15.4 e Wayland

O novo Kubuntu é baseado na mais nova versão do Ubuntu 19.04

kubuntu-19-04-chega-com-o-plasma-5-15-4-e-wayland

Os fãs do Kubuntu 19.04 e do ambiente KDE podem comemorar. A distro já vem com o Plasma 5.15.4 instalado por padrão. E não é só. Experimentalmente, está habilitado com Wayland. Além disso, esta versão inclui várias melhorias, entre as quais há uma relacionada aos drivers da Nvidia. Alguns usuários vinham reclamando de ‘pedaços da tela em preto’ quando ligavam o computador após uma suspensão. Porém, o problema continua ocorrendo, mesmo após a correção aplicada.

Kubuntu 19.04 chega com o Linux Kernel 5.0

kubuntu-19-04-chega-com-o-plasma-5-15-4-e-wayland

O Kubuntu 19.04 também tem uma versão do Wayland disponível para qualquer usuário experimentá-lo. Contudo, primeiro você tem que instalar o pacote plasma-workspace-wayland.

Porém, mantenha a calma, por enquanto. A Canonical alerta que, embora esteja disponível, não é suportado e que qualquer usuário que precisar de uma experiência de área de trabalho estável deve escolher a sessão normal “Plasma” ao fazer login.

Uma sessão do Plasma Wayland pode ser disponibilizada para testes instalando o pacote plasma-workspace-wayland , no entanto, isso não é suportado . Os usuários que precisam de uma experiência de área de trabalho estável devem selecionar a opção normal ‘Plasma’ (sem Wayland) no login.

O Kubuntu 19.04 foi lançado em 18 de abril, o mesmo dia que o KDE Applications 19.04, por isso não teve tempo para incluir o novo pacote de aplicativos. Estas novas versões chegarão supostamente em algum momento esta semana e agora o que você tem disponível é a versão 18.12.3 que foi lançada em 7 de março.

Assim como o restante da família ou sabores do Ubuntu, o Kubuntu 19.04 vem com o Linux Kernel 5.0, um kernel que vem com suporte para muito mais hardware que a versão anterior. Os possíveis bugs podem permanecer por mais algum tempo até que sejam aplicadas novas correções.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

ubuntu-19-10-daily-builds-disponivel-para-download

Ubuntu 19.10 Daily Builds disponível para download

epic-games-store-esta-disponivel-no-linux-gracas-a-lutris

Epic Games Store está disponível no Linux graças a Lutris