Kwort 4.3.5 Linux baseado em CRUX muda para Linux Kernel 5.10 LTS

Os desenvolvedores responsáveis pelo Kwort, uma distribuição GNU/Linux que tem como base o CRUX Linux, anunciaram o lançamento da versão 4.3.5, que vem com a última série do kernel Linux 5.10 e várias ferramentas atualizadas. O Kwort é uma distribuição Linux minimalista que usa o gerenciador de janelas Openbox leve para fornecer aos usuários avançados um sistema operacional simples, mas muito rápido e poderoso para seus computadores pessoais.

Embora o Kwort seja baseado em CRUX, ele não requer que os usuários compilem o kernel Linux e usa o próprio gerenciador de pacotes chamado kpkg. Após mais de um ano e meio em desenvolvimento, o Kwort 4.3.5 junta-se à lista muito curta de distribuições GNU/Linux que adotaram a última e melhor série de kernel Linux 5.10 , que é um ramo de kernel LTS (Long-Term Support) que provavelmente receberá suporte nos próximos anos.

Kwort 4.3.5 Linux baseado em CRUX muda para Linux Kernel 5.10 LTS

O conjunto de ferramentas da distro também tem atualizações. Sendo assim, o Kwort está sendo distribuído com os componentes principais:

  • GNU C Library (glibc) 2.32;
  • GCC (GNU Compiler Collection) 10.2.0;
  • o GNU Binutils 2.35.1;
  • e LLVM 11.0.0.

O gerenciador de pacotes kpkg do Kwort também vem na versão 130 e agora inclui arquivos kdb para evitar problemas do passado.

Além disso, o pacote kwort-tools agora vem com suporte para criptografia através de /etc/rc.d/encryption usando /etc/etab. O utilitário kwort-mixer recebeu algumas melhorias para melhor estabilidade.

Por outro lado, esta versão vem com os navegadores Mozilla Firefox 84.0 e Google Chrome 87.0.4280.88 mais recentes. Também adiciona suporte para a versão mais recente do navegador Brave, a partir dos repositórios de software.

Você pode baixar o Kwort 4.3.5 agora mesmo do site oficial ou usando o link de download direto abaixo. Observe que o Kwort não vem com um instalador gráfico.  Então, você terá que contar com programas e scripts em texto para instalar e configurar o sistema. Assim, fica semelhante ao processo de instalação do Arch Linux.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile