SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Laçado o GNU/Linux ROSA R10

ROSA R10 foi lançado e você já pode baixar ou atualizar o seu sistema

A ROSA é uma empresa russa que desenvolve uma variedade de soluções baseadas em Linux. O seu produto emblemático é o ROSA Desktop, uma distribuição Linux que possui o KDE como ambiente de desktop padrão altamente personalizado e uma série de modificações destinadas a melhorar a facilidade de utilização do ambiente de trabalho. A empresa também desenvolve uma edição “Enterprise Server” da ROSA, baseada em Red Hat Enterprise Linux.

rosa-linux-r10-lançado-2017

O lançamento do ROSA R10 foi feito pelo Vladimir Patapov, a mesma versão possui dois ambientes disponíveis para os usuários, o KDE 4 e o Plasma 5. Confira abaixo trecho do anúncio realizado pelo Vladimir.

O ROSA Desktop R10 é o segundo lançamento baseado na plataforma ROSA 2016.1. A distribuição é direcionada principalmente aos defensores do Linux que estão ansiosos para experimentar novas versões de software. De acordo com a política de atualizações, a plataforma ROSA 2016.1 terá quatro anos de suporte técnico. Mudanças técnicas em comparação com ROSA R9: muitas bibliotecas de sistemas, pacotes de sistemas e software foram atualizados para suas versões mais recentes; Linux kernel 4.9.60 LTS é usado por padrão, outras versões do kernel e variantes estão disponíveis em repositórios especiais; os drivers NVIDIA proprietários foram atualizados para novas versões – 384.90 e experimental 387.12 para as placas de vídeo relativamente novas, 340.104 para GeForce 8 e 9, 304.137 para GeForce 6 e 7; O MESA foi atualizado para a versão 17.1.6 com o suporte OpenGL até a versão 4.5.

Se você quer ler o anúncio oficial completo ou fazer o download, as opções estão disponíveis logo abaixo:

Anúncio Oficial – Rosa Linux Download – Rosa Linux R10

Comentários