in

Lançada distribuição exGENT Linux baseada no Gentoo

Também existe uma versão estável para computadores comuns.

O desenvolvedor Arne Exton está experimentando novos projetos. Agora, acaba de ser lançada uma distribuilão Linux baseada no Gentoo chamada exGENT para o mais recente computador single-board Raspberry Pi 4. Portanto, por se tratar de uma derivação do Gentoo, a distro

Baseado no Gentoo Linux, o exGENT é uma distribuição criada por Arne Exton e projetada para usuários avançados do Linux e para qualquer pessoa que realmente queira aprender Linux. É um dos poucos sistemas Gentoo atualizados automaticamente. A versão normal estável saiu em janeiro deste ano.

Lançada distribuição exGENT Linux baseada no Gentoo

Embora o exGENT Linux seja divertido de usar na área de trabalho, agora você pode usá-lo em seu pequeno computador Raspberry Pi 4, graças ao trabalho duro do desenvolvedor Arne Exton.

Criei um sistema Gentoo para o Raspberry Pi 4. Apenas por diversão, mas levei quatro dias para compilar tudo do zero. Seis dias se eu incluir tentativas fracassadas de instalar o Firefox e o Chromium, explica Arne Exton.

Observando o exGENT para o Raspberry Pi 4, é um sistema completo do Gentoo Linux com o ambiente de desktop LXDE leve.

Ele é fornecido com vários aplicativos populares, incluindo o navegador Vivaldi, editor de imagens GIMP, SMPlayer video player e gerenciador de conexão de rede NetworkManager.

Além disso, o exGENT para Raspberry Pi 4 está usando o kernel Linux 4.19.113-exton-v8, otimizado para arquiteturas ARM e dispositivos Raspberry Pi.

Pode ser usado em modelos mais antigos

Embora o exGENT tenha sido otimizado para o Raspberry Pi 4, você também pode executá-lo em modelos mais antigos, como o Raspberry Pi 3 modelo B e B +, mas não é recomendado devido ao desempenho inferior.

No Raspberry Pi 4, o exGENT Linux é bastante rápido, informa o desenvolvedor. Entretanto, você deve usá-lo nos modelos de 2 GB ou 4 GB, não no modelo de 1 GB, pois o sistema pode travar frequentemente ao assistir a vídeos.

Se você quiser experimentar o exGENT Linux no seu computador Raspberry Pi 4, baixe a imagem agora mesmo no site do desenvolvedor, onde também encontrará instruções de instalação e detalhes de uso.

Lançada distribuição exGENT Linux baseada no Gentoo
Executando Vivaldi e YouTube no exGENT para Raspberry Pi.
Imagens: Arne Exton 

9to5 Linux