in

Lançada distribuição Tails 4.8 com o kernel Linux 5.6 e segurança aprimorada

Na tela de boas-vindas, o Tails 4.8 apresenta o novo recurso Armazenamento Persistente que permite salvar suas configurações.

A distribuição Tails 4.8 foi lançada e parece ser uma versão significativa que adiciona novos recursos de segurança e atualizações. Em primeiro lugar, a distribuição é fornecida com o kernel Linux 5.6, que deve adicionar uma nova camada de suporte a hardwares em computadores com componentes mais recentes (Wi-Fi ou gráficos).

A partir desta versão, o Tails não ativa mais o Navegador não seguro (Unsafe Browser) por padrão, que pode ser usado pelos atacantes para desmascará-lo devido a uma vulnerabilidade de segurança em outro aplicativo. Os desenvolvedores do Tails explicam:

Por exemplo, um invasor pode explorar uma vulnerabilidade de segurança no Thunderbird, enviando um e-mail de phishing que pode iniciar um Unsafe Browser invisível e revelar seu endereço IP.

Lançada distribuição Tails 4.8 com o kernel Linux 5.6

De acordo com os desenvolvedores, é improvável que esse tipo de ataque ocorra ao executar o Tails, mas ele pode ser realizado por uma empresa de hackers ou por uma entidade governamental. Portanto, ao clicar no navegador no menu, você verá um aviso de que está desativado. Para habilitá-lo, você precisará reiniciar o Tails e ativá-lo na tela de boas-vindas e usá-lo apenas para fazer login em um captive portal.

Na tela de boas-vindas, o Tails 4.8 apresenta o novo recurso Armazenamento Persistente que permite salvar suas configurações. No entanto, é um recurso beta e atualmente só permite que você ative o Unsafe Browser. Esta versão é fornecida com o navegador Tor Browser 9.5.1 e o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 68.9.0.

Lançada distribuição Tails 4.8 com o kernel Linux 5.6 e segurança aprimorada
Na tela de boas-vindas, o Tails 4.8 apresenta o novo recurso Armazenamento Persistente que permite salvar suas configurações. Imagem: Divulgação.

Por fim, esta versão aprimora a importação de chaves públicas OpenPGP em formato binário do gerenciador de arquivos; corrige um problema que poderia desligar o laptop ao retomar a suspensão se o pendrive com o Tails fosse removido; e sempre notifica os usuários quando a falsificação do endereço MAC falha e a interface de rede está desativada.

Você pode baixar o Tails 4.8 agora mesmo no site oficial (usuários existentes poderão atualizar suas instalações usando as atualizações automáticas).

Fonte: 9to5Linux