in

Lançada nova versão da distribuição Easy OS

Ela também é conhecida como EasyPup por derivar da famosa Puppy Linux.

Lançada nova versão da distribuição Easy OS

O desenvolvedor Barry Kauler anunciou que acaba de ser lançada a Easy OS 2.3, a versão estável mais recente da distribuição Linux que é derivada do Puppy Linux. Tanto assim que ela é também chamada de EasyPup versão 2.3. O novo lançamento continua a usar pacotes dos repositórios Debian 10 “Buster”, embora use um kernel mais recente (versão 5.4.40).

A versão 2.3 é construída com os pacotes do Debian 10.4 e existem melhorias significativas na infraestrutura, utilidade e aplicação.

Principais características da nova versão da distribuição Easy OS que acaba de ser lançada

Lançada nova versão da distribuição Easy OS

Além de ser uma distro construída com os pacotes Debian ‘Buster’ 10.4 e ter o Kernel Linux versão 5.4.40, merecem destaque:

  • Ferramenta de conexão de rede VPN Gpptp corrigida;
  • melhorias e correções para o EasyDD;
  • grande revisão da lógica de conexão Ethernet;
  • SeaMonkey versão 2.53.2, com ChatZilla, solução alternativa de perfil;
  • ffplay-gtk media player melhorado;
  • mtPaint versão 3.49.27 e correções de bugs;
  • MoManager atualizado, separação de traduções do EasyPup;
  • Instabilidade Rxvt-unicode corrigida;
  • firmware b43 extra.

O EasyOS usa o NetworkManager por padrão e um usuário do 2.2.16 relatou que a Ethernet não foi detectada e nenhuma concessão de IP obtida na primeira inicialização. Isso resultou em um redesenho considerável da detecção de Ethernet, com fallbacks para capturar situações em que o NetworkManager parece estar falhando.

A principal característica do Easy Buster é que ele é construído a partir dos Debian 10 Buster DEBs, usando o WoofQ (um fork do Woof2: Woof-CE é outro fork, usado para construir o Puppy Linux). A vantagem do Buster sobre o Pyro é o acesso aos grandes repositórios de pacotes Debian.

Por outro lado, os pacotes DEB têm muitas dependências, e o resultado final é uma versão consideravelmente maior que o Pyro com seleção de aplicativo semelhante. Por exemplo, o arquivo de download do Pyro 1.2 é de 418 MB, o Buster 2.1 é de 504 MB – apesar da compilação do Buster ter menos aplicativos (o Pyro tem Qt5 e aplicativos grandes baseados em Qt5, como Scribus, tudo isso está faltando na compilação do Buster, mas pode ser instalado).

Então, leia o comunicado e as notas sobre o lançamento para obter mais informações.

Download : easy-2.3-amd64.img.gz (515MB, MD5). Também estão disponíveis imagens separadas com suporte para os idiomas francês e alemão.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.