in

Lançada nova versão do Openindiana

Openindiana é uma distribuição que deu continuidade ao OpenSolaris.

Openindiana

O desenvolvedor Alexander Pyhalov anunciou o lançamento de uma nova versão do OpenIndiana, um sistema operacional de código aberto que é uma continuação do OpenSolaris. A nova versão deste sistema operacional é a 2018.04, apresenta um userland reconstruído usando a versão 6 do GNU Compiler Collection. A área de trabalho do GNOME 2 foi removida em favor do MATE. Confira mais detalhes sobre o OpenIndiana Hipster 2018.04.

Origem do Openindiana

O OpenIndiana é uma continuação do sistema operacional OpenSolaris. Ele foi concebido durante o período de incerteza após a aquisição da Sun Microsystems pela Oracle, após vários meses sem atualizações binárias disponibilizadas ao público. A formação provou ser oportuna, pois a Oracle abandonou o OpenSolaris logo após a favor do Solaris 11 Express, uma distribuição binária com um modelo de desenvolvimento mais fechado.

O sistema operacional faz parte da Illumos Foundation e oferece uma alternativa de comunidade de código aberto ao Solaris 11 e ao Solaris 11 Express, com um modelo de desenvolvimento aberto e participação total da comunidade.

anúncio de lançamento diz que as alterações visíveis: o software Userland foi reconstruído com o GCC 6. O KPTI foi habilitado para atenuar os recentes problemas de segurança nos processadores Intel. O suporte do desktop GNOME 2 foi removido. agora suportam o serviço zoneproxy.Os aplicativos de desktop MATE são entregues como apenas 64 bits. O suporte Upower foi integrado. O IIIM foi removido.

Mais informações podem ser encontradas nas notas de lançamento do projeto. Para baixar o Openindiana e mais informações sobre a instalação, no link abaixo.

Openindiana 2018.04

 

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Gimp 2.10

Após 6 anos, sai o novo Gimp 2.10

Dmidecode

Como obter informações de hardware no Linux com o Dmidecode