in

Lançada versão beta do AlmaLinux para substituir o CentOS Linux

AlmaLinux, a distribuição Linux de nível empresarial de código aberto criada como alternativa ao CentOS, foi lançada em beta com a maioria dos pacotes Red Hat Enterprise Linux

Lançada versão beta do AlmaLinux para substituir o CentOS Linux

A polêmica em torno da decisão da Red Hat, empresa controladora do CentOS Linux, continua depois do anúncio que estava mudando o foco do CentOS Linux, a reconstrução do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), para o CentOS Stream, que acompanha um lançamento atual do RHEL. Assim, muitos usuários do CentOS ficaram incomodados. A CloudLinux, uma empresa que há muito fazia um clone de RHEL com o mesmo nome para empresas de hospedagem de servidores e web multilocatários, anunciou que criaria um novo clone do CentOS, o AlmaLinux. Agora ele já está disponível como uma versão beta. Portanto, acaba de ser lançada uma versão beta do AlmaLinux para substituir o CentOS Linux

Enquanto a Red Hat estendeu a mão para usuários desiludidos do CentOS com novas versões gratuitas do RHEL para desenvolvedores e pequenas equipes, outros usuários ainda estão procurando alternativas. É aí que entra o AlmaLinux.

O sistema AlmaLinux é um fork do Linux do servidor RHEL da comunidade compatível com o binário. O CloudLinux está apoiando a AlmaLinux com um patrocínio anual de $ 1 milhão. O CloudLinux promete que este primeiro lançamento baseado no RHEL 8.x terá suporte até pelo menos 2029. A nova distro é baseada em uma abordagem voltada para a comunidade para preencher a lacuna deixada pelo fim do lançamento estável do CentOS.

Conforme prometido, o principal desenvolvimento e manutenção foram feitos pela equipe do CloudLinux. E agora apelamos à comunidade por suas contribuições, disse o fundador e CEO do CloudLinux, Igor Seletskiy. No espírito da iniciativa voltada para a comunidade, agora precisamos de assistência com testes, documentação, suporte e planejamento do futuro roteiro.

Lançada versão beta do AlmaLinux para substituir o CentOS Linux


Nomeado com a palavra latina, o AlmaLinux está sendo desenvolvido com a colaboração da comunidade Linux através da página GitHub da AlmaLinux. O código-fonte finalizado estará disponível lá assim que a versão estável for lançada. 

O beta AlmaLinux também vem com seu próprio bug tracker. Os desenvolvedores do CloudLinux trabalharão em conjunto com os tíquetes de bugs para garantir que possam entregar um ótimo lançamento estável. Os usuários registrados podem enviar relatórios de bug que serão revisados ??e priorizados pela equipe de engenharia.

Quer saber mais? As perguntas frequentes (FAQ) e os detalhes técnicos da equipe de engenharia do CloudLinux AlmaLinux estão disponíveis no Wiki do AlmaLinux.
 
Para responder a perguntas após a primeira rodada de testes, o CloudLinux terá um webinar AlmaLinux Q + A ao vivo em 10 de fevereiro às 9h, horário do Pacífico. 

ZDNet

Ubuntu 21.10 terá novo instalador

Ubuntu 21.10 terá novo instalador

Steam Linux mostra crescimento e se aproxima de 1% em janeiro

Steam Linux mostra crescimento e se aproxima de 1% em janeiro