in

Lançadas imagens do Ubuntu 20.04.1 LTS Release Candidate

ISOs estão disponíveis para testes públicos.

Lançadas imagens do Ubuntu 20.04.1 LTS Release Candidate

Está com um tempinho livre neste final de semana? Que tal ajudar nos testes para o lançamento da versão estável do Ubuntu 20.04 LTS? É que acabaram de ser lançadas imagens do Ubuntu 20.04.1 LTS Release Candidate. O Ubuntu 20.04.1 LTS é o primeiro (de muitos por vir) lançamentos pontuais da última série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa). Como sabemos, esta é uma versão suportada a longo prazo que receberá atualizações por até 10 anos.

Inicialmente programado para chegar em 23 de julho, o primeiro ponto do Ubuntu 20.04 LTS foi adiado para 6 de agosto de 2020. A Canonical não deu nenhuma razão para o atraso, mas observando o que aconteceu recentemente com a vulnerabilidade do BootHole encontrada no gerenciador de inicialização GRUB2, além de problemas relacionados à pandemia, dá para ter uma ideia do que realmente ocorreu.

Lançadas imagens do Ubuntu 20.04.1 LTS Release Candidate

Lançadas imagens do Ubuntu 20.04.1 LTS Release Candidate

O Ubuntu 20.04.1 LTS não é uma grande atualização da série Focal Fossa. É apenas uma mídia de instalação atualizada, que provavelmente ajudará os iniciantes ou aqueles que desejam implantar o Ubuntu 20.04 LTS em um novo computador, bem como aqueles que desejam reinstalar seus sistemas. Assim, não precisarão corrigir as instalações contra o BootHole, nem fazer o download de centenas de atualizações após a instalação.

Esta será apenas mais uma simples imagem ISO atualizada, sem nada de especial. Não haverá nenhuma grande quantidade de stacks de kernel e gráficos. Isso é porque não há uma nova versão do Ubuntu para suportá-las. O próximo, porém, o Ubuntu 20.04.2 LTS, tomará emprestados o kernel e os gráficos da próxima versão do Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla).

Então, dá para ajudar a Canonical com os testes do próximo lançamento. As ISOs de candidatos à versão LTS do Ubuntu 20.04.1 estão disponíveis para testes públicos aqui, para todos os tipos de sabores oficiais, incluindo Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu Lubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie e Ubuntu Studio.

Na página ISO Tracker, você também encontrará informações sobre como enviar um erro, caso encontre algum.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.