Hoje é:07/03/2021
android-12-developer-preview-1-1-e-lancado-correcoes-de-bugs-a-vista

Lançado Android 12 Developer Preview

Sai a primeira versão pública de desenvolvedor para o mais novo Android 12. Entre as mudanças que os usuários e desenvolvedores podem esperar com o futuro Google Android 12 incluem:

  • Várias melhorias de segurança em torno do comportamento de cookies do SameSite no WebView, manuseio mais seguro de intents e outras mudanças no nome da segurança;
  • Suporte de transcodificação de mídia compatível para aplicativos que não suportam HEVC. Para aplicativos sem capacidade de HEVC, a transcodificação automática para AVC será realizada;
  • O suporte de imagem AVIF agora está em vigor, com base na especificação AV1;
  • Áudio multicanal, efeito de áudio acoplado ao toque e outros trabalhos de áudio;
  • Otimizações de serviço de primeiro plano, atualizações de IU de notificação e muito mais.

Lançado Android 12 Developer Preview

Como uma prévia – em vez de beta, o Android 12 DP1 é “apenas para desenvolvedores” e não se concentra em novos recursos voltados para o usuário. 

Este é o sexto ano em que o Google dá ao público uma visão antecipada da direção que o Android está tomando. Como em 2020, a prévia está começando em fevereiro, em vez de março, para dar aos desenvolvedores mais tempo para oferecer feedback e atualizar aplicativos.

Com o Android 12, o Google está especialmente focado em fornecer aos desenvolvedores “novas ferramentas para criar ótimas experiências para os usuários”. Isso começa com notificações obtendo um novo design e layout que permite que mais informações sejam mostradas. Além de transições e animações mais suaves no sistema operacional, os alertas também devem abrir mais rápido, já que o Android 12 incentiva os desenvolvedores a abandonar uma implementação de notificação antiga (“trampolins”).

Será mais fácil colar imagens, vídeos e outros conteúdos ricos devido a uma nova API unificada que permite que os aplicativos aceitem conteúdo de qualquer fonte: área de transferência, teclado ou arrastar e soltar. Nessa frente, esta versão adiciona suporte para AV1 Image File Format (AVIF) para maior qualidade de mídia sem exigir mais espaço. 

Da mesma forma, os aplicativos funcionarão com HEVC mesmo sem o suporte do desenvolvedor. Ao assistir a um vídeo, jogar ou usar qualquer outra experiência em tela cheia, o modo imersivo funcionará melhor com navegação por gestos e movimentos simples.

Mais detalhes sobre o Android 12 Developer Preview por meio do Blog de desenvolvedores Android.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *