Lançado FreeBSD 12.2

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

Em junho deste ano, a equipe do FreeBSD lançou a quinta e última versão 11.4 do branch FreeBSD 11-STABLE. Continuando o desenvolvimento da última série estável 12.x do FreeBSD, um novo instantâneo de produção, o FreeBSD 12.2, foi anunciado.

Assim, esta atualização do terceiro ponto do branch 12-STABLE traz várias mudanças e melhorias para o kernel do FreeBSD, userland, bootloader e rede.

O que há de novo no FreeBSD 12.2 lançado?

Começando com as mudanças do kernel, ele adicionou suporte para APEI (ACPI Platform Error Interfaces) e o driver ixl habilitado por padrão para FreeBSD/powerpc64. O driver ixl fornece suporte para qualquer adaptador PCI Express ou LOM (LAN On Motherboard) na Intel Ethernet 700 Series.

Outra atualização importante é enviada para o utilitário jail, que agora permite que você execute o Linux em um ambiente preso.

Na seção de drivers de dispositivo, FreeBSD 12,2 marcou os drivers ubsecufmapmctau, e cxos como obsoletas, que será finalmente caiu no FreeBSD 13,0.

Entre os aplicativos de área de usuário, a v12.2 atualizou vários utilitários para trazer novos recursos. Por exemplo, cron para suportar dois novos sinalizadores em crontab, dd para incluir novas operações, showmount para implementar suporte para opções longas, hostapd e wpa_supplicant para suportar 802.11n, 802.11w, 802.11ac e 802.11ax.

Além disso, ele também atualizou o software contribuído para sua versão mais recente, que inclui tcsh 6.21.00, less v55, tcpdump 4.9.3, arquivo 5.39, sendmail 8.16.1, OpenSSL 1.1.1h, OpenSSH 7.9p1 e conjunto de ferramentas do compilador LLVM Clang 10.0.1.

Aqui estão os destaques dos outros recursos-chave que a v12.2 inclui:

  • Exibe o console dentro do carregador de boot e permite alternar entre os dispositivos de console disponíveis;
  • Atualização de pilha de driver de rede sem fio para melhor suporte Wi-Fi 802.11ne 802.11ac;
  • Adicionado driver ICE para suportar placas Intel 100GB ethernet;
  • Driver VirtIO Block atualizado (virtio_blk) para suportar TRIM;
  • Utilitário de pacote atualizado para a versão 1.15.10;
  • amdUtilitário marcado como obsoleto.

Para obter detalhes mais completos, verifique as notas de lançamento oficiais do FreeBSD 12.2 .

Por último, se você quiser experimentar agora, pegue as imagens do FreeBSD 12.2 daqui ou atualize seu sistema FreeBSD atual seguindo o guia oficial.

Como de costume, as imagens estão disponíveis para várias arquiteturas em vários formatos diferentes, incluindo CD, DVD, imagens de disco ISO de instalação em rede (bootonly), imagem de máquina virtual e imagens de stick de memória USB regulares e mini.

Share This Article
Sair da versão mobile