in

Lançado GIMP 2.10.20 somente para Linux via Flatpak

Em breve deve estar disponível para outros sistemas.

gimp-baixe-mais-100-efeitos-e-filtros-para-gimp-instale-no-linux

Já está disponível a nova versão 2.10.20 do aplicativo GIMP que pode ser facilmente baixado  do site oficialA nova versão do GIMP, por enquanto, só existe para Linux. Além disso, apenas para aqueles que usam uma distribuição que inclui suporte ao Flatpak ou a adicionaram manualmente. Portanto, esta é uma versão que surgiu de surpresa, sem qualquer aviso anterior e somente para usuários Linux via Flatpak

No entanto, apesar da falta para repositórios como um todo e demais sistemas operacionais, esta é uma versão estável e em breve estará disponível também para Windows e macOS, ou não, porque no sistema Apple eles ainda estão no software v2.10.14. A seguir acompanhe os destaques desta nova versão do GIMP 2.10.20 que acaba de sair de surpresa.

Destaques do GIMP 2.10.20 lançado, por enquanto, somente para Linux via Flatpak

  • Os grupos de ferramentas agora se expandem ao passar o mouse em vez de clicar por padrão.
  • Recorte não destrutivo agora disponível cortando a tela em vez de pixels reais.
  • Melhor suporte para PSD: exportação de arquivos de 16 bits agora disponível, leitura / gravação de canal na ordem correta.
  • Controles na tela para o filtro de marcador.
  • Novos filtros (em inglês aparecem assim): Bloom, Focus Blur, Lens Blur, Variable Blur;
  • Mais de 30 correções de bugs.

Se você for consultar o site oficial, encontrará apenas a versão 2.10.18 anunciada. Porém, se clicar em instalar via Flatpak, quem chega é a nova versão, segundo a equipe do site Ubunlog observou ao tentar baixar o arquivo. Então, não há, oficialmente, nada a respeito do GIMP 2.20.20 no site deles.

Instruções adicionais para instalação do GIMP via Flatpak

Lançado GIMP 2.10.20 somente para Linux via Flatpak

Primeiramente, verifique se o flatpak está instalado.Então, se clicar no link ainda não solicita a instalação do GIMP, instale manualmente pela linha de comando:

flatpak install https://flathub.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref

Uma vez instalado, ele será disponibilizado exatamente da mesma maneira que outros aplicativos (menus, visão geral da área de trabalho ou qualquer processo específico de inicialização de aplicativo usado pela área de trabalho).

Caso isto não conteça, relate um bug na sua área de trabalho ou distribuição solicitando o suporte adequado do flatpak. Enquanto isso, você ainda pode executá-lo por linha de comando (não como o método recomendado, apenas uma solução alternativa):

flatpak run org.gimp.GIMP//stable

Esta instalação também fornecerá atualizações regulares. Mais uma vez, se sua distribuição não tiver suporte adequado, você poderá voltar a usar a seguinte linha de comando:

flatpak update

Sistemas sem suporte a flatpak

O GIMP também pode ser executado no Solaris e está disponível para a família de sistemas BSD, como FreeBSD e OpenBSD.