in

Lançado KDE Frameworks 5.75

São várias melhorias e correções de bugs.

Lançado KDE Frameworks 5.75

O Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.75, uma nova atualização mensal do pacote de software de código aberto. São mais de 70 bibliotecas complementares ao Qt para o ambiente de desktop Plasma. O KDE Frameworks 5.75 vem com inúmeras melhorias e correções de bugs. Ele traz melhorias para o gerenciador de pacotes do Discover para não travar mais ou falhar ao tentar atualizar certos complementos de store.kde.org, ao cancelar a caixa de diálogo de senha ou ao visitar sua página de Configurações imediatamente após iniciar um aplicativo.

Ele também melhora o processo de eliminação de arquivos em discos externos para usar a pasta de lixo do respectivo disco diretamente, torna a alternância de guias e realça as animações do Inicializador de aplicativos Kickoff e da bandeja do sistema mais responsivos e corrige avatares de usuário borrados nos novos usuários de configurações do sistema página e inicializador de aplicativos Kickoff.

As barras laterais de estilo de navegação no Discover e em outros aplicativos Kirigami se tornaram mais consistentes com os outros aplicativos, como Configurações do Sistema, a restauração das janelas do aplicativo KDE não faz mais com que as janelas abertas sejam completamente cobertas, e a janela principal do Lokalize agora é exibida corretamente no Wayland.

Lançado KDE Frameworks 5.75

Lançado KDE Frameworks 5.75

Além disso, o KDE Frameworks 5.75 torna possível abrir e salvar arquivos contendo aspas duplas em seus nomes através das caixas de diálogo Abrir e Salvar, bem como definir atalhos personalizados que usam a tecla Tab e adicionar atalhos na página em Configurações do sistema que usam a tecla Alt quando já existe um atalho ‘Alt + alguma coisa’ que dispara uma ação na própria página de Atalhos.

Menus de contexto apropriados agora estão sendo exibidos para campos de texto em aplicativos de desktop baseados em Kirigami e QML quando você clica com o botão direito neles, as páginas de Configurações do sistema agora têm margens perfeitamente consistentes em todos os lados e uma barra de título/cabeçalho unificada ao usar um compatível esquema de cores e o ícone do Plasma Vault na bandeja do sistema não desaparece mais quando o aplicativo está em estado de erro.

Outras mudanças incluem

Lançado KDE Frameworks 5.75

  • a remoção do incômodo prompt perguntando se você deseja executar scripts não executáveis ao tentar abri-los;
  • suporte para a exibição de texto no Kate;
  • KDevelop e outros aplicativos baseados no KTextEditor para respeitar a cor ativa de todo o sistema esquema;
  • e a adição de uma pequena linha separadora entre os breadcrumbs e os botões de navegação para visualizações e barras de ferramentas que usam ambos.

Do mesmo modo, vale a pena mencionar que:

O KDE Frameworks 5.75 cria dicas de ferramentas em todo o ambiente de área de trabalho do Plasma e a área de cabeçalho distinta em vários miniaplicativos do Plasma visíveis, especialmente ao usar o tema Breeze Dark Plasma, remove um recuo estranho à esquerda das IUs de layout de formulário quando em modo estreito, e adiciona a cor correta do texto aos rótulos dos itens da lista na visualização do seletor de fuso horário.

Ícones de botões multicoloridos também receberam correção nas telas de login e de bloqueio. Temas de ícones usando a janela Obter Novos Ícones agora recebem atualização corretamente. Salvar arquivos contendo dois pontos no início de seus nomes agora funciona como esperado. As configurações de visualização de rolagem track agora se aplicam às scrollviews em aplicativos baseados em QML.

Por último, o editor de texto Kate recebeu aprimoramentos. Assim, não vai mais falhar em alterar o tamanho da fonte ao ajustar o esquema de cores de todo o sistema. Também vai permitir que os usuários configurem um atalho de teclado para colar o texto de seleção com o mouse. Além disso, os aplicativos exibem a mensagem “Tem certeza de que deseja fechar vários documentos?”

A caixa de diálogo ao sair enquanto vários documentos são abertos não será mais aparecerá. Isso se o aplicativo for fechado como parte da operação de desligamento normal e ao usar o salvamento de sessão. Algumas mudanças internas tornam os aplicativos grandes e complicados baseados em QML mais responsivos e rápidos. Além disso, um vazamento de memória foi conectado aos widgets do Monitor de Sistema do Plasma.

Para mais detalhes sobre as mudanças implementadas no KDE Frameworks 5.75, você deve verificar o changelog completo.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.