in

Lançado KDE Plasma 5.16

Muitas novidades estão presentes nesta versão. Confira as novidades.

Lançado KDE Plasma 5.16

O KDE Plasma 5.16 acaba de ser lançado como a mais recente atualização para a moderna área de trabalho do KDE. Portanto, acaba de ser lançado o KDE Plasma 5.16

O KDE Plasma 5.16.0 traz consigo um sistema reescrito notificação, correções KWin, DPI correções de escala, suporte NVIDIA EGLStreams, uma correção uso da CPU NVIDIA, restaurando a opção de reiniciar para as configurações de UEFI, suporte WireGuard, gerenciador de arquivos Dolphin melhorias, e muito mais.

Características do KDE Plasma 5.16 que acaba de ser lançado

Lançado KDE Plasma 5.16

Uma das mudanças mais óbvias é o sistema de notificação completamente reescrito que vem com o modo Do Not Disturb, um histórico mais inteligente que agrupa notificações e críticas em aplicativos de tela cheia. Além de muitas outras coisas, ele apresenta melhores notificações para trabalhos de transferência de arquivos e uma muito mais utilizável página de Configurações do Sistema.

As configurações do sistema e do widget foram aprimoradas pela portabilidade de código para as novas tecnologias Kirigami e Qt. Ao mesmo tempo, aprimoram a interface do usuário. O Visual Design Group e a equipe Plasma continuam seus esforços em direção à meta de usabilidade e produtividade, obtendo feedback e removendo todos os recortes em nosso software para que você encontre o Plasma mais suave, além de mais intuitivo e consistente de usar.

Pela primeira vez, o papel de parede padrão do Plasma 5.16 foi decidido por um concurso onde todos puderam participar e enviar sua arte original.

O papel de parede vencedor – o trabalho de um artista argentino talentoso – é tão elegante e legal quanto o próprio Plasma, e manterá sua área de trabalho com aparência fresca durante o verão.

Gerenciamento de Desktop

Lançado KDE Plasma 5.16

    • O Plasma 5.16 vem com um sistema de notificação completamente reescrito. Você pode desativar as notificações com o modo Não perturbe. A lista de notificações anteriores agora as exibe agrupadas por aplicativo. As notificações críticas são exibidas mesmo quando os aplicativos estão no modo de tela cheia e também aprimoramos as notificações para trabalhos de transferência de arquivos. Outra coisa que os usuários irão apreciar é que a página Configurações do Sistema para notificações é muito mais clara e mais utilizável.
      Lançado KDE Plasma 5.16
    • O sistema de temas do Plasma também foi bastante aprimorado. Por um lado, quando você seleciona um novo tema, ele agora é aplicado corretamente aos painéis. Temos ótimas notícias para designers de temas: agora você tem mais controle sobre a personalização de widgets. Você pode ajustar a aparência do relógio analógico, por exemplo, ajustando o deslocamento de suas mãos e alternando o desfoque por trás delas.
      Lançado KDE Plasma 5.16
    • Modernizamos todas as configurações de widgets e aprimoramos os painéis para torná-los mais claros e fáceis de usar. O widget Color Picker também foi aprimorado e permite arrastar cores do plasmoide para editores de texto ou para a paleta de um editor de fotos. O ícone Mostrar área de trabalho agora também está presente no painel por padrão.
    • O Plasma 5.16 também protege sua privacidade. Quando qualquer aplicativo estiver gravando áudio, um ícone de microfone aparecerá na bandeja do sistema alertando sobre o fato. Você pode aumentar ou diminuir o volume usando a roda do mouse ou desativar e ativar o microfone com um clique do meio.
    • A aparência das telas de bloqueio, login e logout foi aprimorada com novos ícones, rótulos, comportamento de foco e ajustando o layout do botão de login.
    • A janela de configurações da Apresentação de slides do papel de parede exibe as imagens nas pastas selecionadas e permite selecionar apenas as que você deseja exibir na apresentação de slides.
Janela de configurações da apresentação de slides do papel de parede
  • Gerenciador de Tarefas tem menus de contexto melhor organizados e você pode configurá-lo para mover uma janela de uma área de trabalho virtual diferente para a atual com um clique do meio.
  • A janela Breeze padrão e as cores de sombra do menu retornam ao preto puro. Isso melhora a visibilidade de muitas coisas, especialmente ao usar um esquema de cores escuras.
  • O botão Show Alternatives está visível no modo de edição do painel, e você pode usá-lo para trocar rapidamente um widget por outro com funcionalidades semelhantes. Por exemplo, você pode usá-lo para substituir o relógio analógico pelo relógio digital ou binário.
    Lançado KDE Plasma 5.16
    Edição de painéis oferece alternativas
  • No Plasma 5.16, você pode bloquear e desbloquear Vaults de Plasma diretamente do Dolphin.

Definições

  • Nós polimos todas as páginas e refinamos toda a seção Aparência . A página ” Aparência e sensação” foi movida para o nível superior e adicionamos ícones aprimorados a muitas das páginas.
    Lançado KDE Plasma 5.16
  • As páginas Esquema de cores e Decorações de janelas foram reprojetadas com uma exibição de grade mais consistente, e a página Esquema de cores agora suporta a filtragem por temas claros e escuros. Também permite arrastar e soltar para instalar temas e desfazer se você acidentalmente excluir um tema. Para aplicar um tema, basta clicar duas vezes nele.
    Lançado KDE Plasma 5.16
  • A visualização do tema da página Tela de login foi revisada e a página Sessão da área de trabalho agora apresenta uma opção Reinicializar para a configuração UEFI .
  • O Plasma 5.16 suporta a configuração de touchpads usando o driver Libinput no X11.

Gerenciamento de Janelas

  • O suporte inicial para o uso do Wayland com drivers proprietários da Nvidia foi adicionado. Ao usar o Qt 5.13 com este driver, os gráficos também não são mais distorcidos depois que o computador é desligado.
  • Wayland agora possui arrastar e soltar entre as janelas nativas de XWayland e Wayland. A página touchpad libinput System Settings permite configurar o método click, alternar entre áreas ou clicar .
  • O efeito de borrão do KWin parece mais natural e correto, já que não escurece desnecessariamente a área entre as cores borradas. Janelas GTK agora aplicam esquemas de cores ativos e inativos corretos.
    Lançado KDE Plasma 5.16
  • Adicionamos dois novos atalhos padrão: MetaL permite bloquear a tela e MetaDoferece uma maneira rápida de mostrar e ocultar a área de trabalho.

Gerente de Rede de Plasma

  • widget Redes agora é mais rápido para atualizar as redes Wi-Fi e mais confiável ao fazê-lo. Também possui um botão para exibir um campo de pesquisa que ajuda a encontrar uma rede específica na lista de opções disponíveis. Clicar com o botão direito do mouse em qualquer rede mostrará uma ação Configurar… .
  • O WireGuard, a VPN simples e segura, é compatível com o NetworkManager 1.16. Também foi adicionado o suporte One Time Password (OTP) no plug-in Openconnect VPN.

Discover

  • O Discover é o gerenciador de software da Plasma, e a última versão disponível no Plasma 5.16 vem com melhorias que facilitam o uso. Na nova página Atualização , por exemplo, os aplicativos e pacotes agora vêm com seções distintas de download e instalação . Quando um item terminar de instalar, ele desaparece da exibição. Você também pode forçar a saída enquanto uma instalação ou uma operação de atualização estiver em andamento.
    Lançado KDE Plasma 5.16

    O indicador de conclusão da tarefa agora parece melhor, apresentando uma barra de progresso real. O Discover também exibe um indicador de ocupado ao verificar atualizações, e tem suporte e confiabilidade aprimorados para o AppImages e outros aplicativos que vêm de store.kde.org.

  • O menu Fontes agora mostra o número da versão para cada fonte diferente de um aplicativo.
Mais detalhes sobre o KDE Plasma 5.16 no KDE.org.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como instalar o Polarr em qualquer distribuição GNU/Linux

Como instalar o Polarr em qualquer distribuição GNU/Linux

Lançado KDE Plasma 5.16

KDE Plasma 5.16 Desktop está agora disponível para usuários do Kubuntu e Ubuntu 19.04