in

Lançado Live Linux System Grml 2020.06 para Sysadmin baseado em Debian

Veja as principais mudanças.

Lançado Live Linux System Grml 2020.06 para Sysadmin baseado em Debian

Foi lançado o Grml 2020.06, um  Live Linux system que é baseado em Debian e voltado especificamente para Sysadmin. Portanto, o Grml é um sistema operacional inicializável baseado em Debian GNU/Linux, especialmente para administradores de sistema. Após um hiato de cerca de dois anos, Michael Prokop, desenvolvedor líder do Grml, finalmente lançou uma nova versão – Grml 2020.06 ‘Ausgehfuahangl’ (um nome alemão).

A versão mais recente 2020.06 é baseada no ramo de testes do Debian 11 ‘bullseye’. Sendo assim, o sistema live agora usa pacotes linux-image da Debian no lugar de seu próprio kernel Grml personalizado. O Grml 2020.06 também removeu 22 pacotes e incluiu 30 novos pacotes de software dos testes do Debian em 24 de junho de 2020.

Entre os principais novos pacotes que o Grml incluiu estão avahi-utils, borgbackup, cloud-init, iperf3, qemu-system-gui, qrencode, mate, zstd e wireguardAqui está uma lista detalhada dos pacotes Debian enviados no Grml 2020.06. O Grml também atualizou vários pacotes principais para suas novas versões.

Lançado Live Linux System Grml 2020.06 para Sysadmin baseado em Debian com várias atualizações

Lançado Live Linux System Grml 2020.06 para Sysadmin baseado em Debian

Por exemplo, há atualizações do ash para dash, fusível para fuse3, vim-gtk para vim-gtk3, ruby2.5 para ruby2.7 e python3.7 para python3.8. Desde que o Python2 atingiu seu fim de vida em 1 de janeiro de 2020, o Grml 2020.06 agora não oferece mais suporte ao Python2 em suas ferramentas.  Além disso, agora ele portou suas ferramentas como grml2usb, grml-paste e grml-x do Python2 para o Python3.

Se você usar a mais recente edição grml-full 2020.06, poderá ter suporte cloud-init para inicialização de instância em nuvem entre plataformas. Os novos pacotes cloud-init agora podem identificar a nuvem em que está sendo executada e ler qualquer metadado da nuvem e inicializar o sistema de acordo.

Você pode usá-lo para vários propósitos, como definir a configuração de rede, a chave de acesso SSH e o nome do host. Se você deseja habilitá-lo no Grml, inicie-o com a opção de inicialização services=cloud-init. Para configuração de rede estática, você precisa inicializar o Grml com opções de inicialização nonetworking services=cloud-init,networking.

Outra grande mudança no sistema ativo do Grml é o novo ponto de montagem padrão. Com a v2020.06, o sistema mudou o ponto de montagem padrão de /lib/live/mount/mediumpara /run/live/medium.

Se você quiser experimentar este sistema ao vivo baseado no Debian, baixe a imagem ISO mais recente aqui.