in

Lançado MidnightBSD 2.0, um sistema operacional derivado do FreeBSD para desktops

MidnightBSD 2.0 atualizou seus componentes principais.

A distribuição BSD MidnightBSD 2.0 importou vários recursos do branch FreeBSD 11 STABLE e adicionou melhorias ao sistema básico junto com atualizações de segurança e correções de bugs.

Além disso, o MidnightBSD 2.0 atualizou seus componentes principais, como LLVM 8.0.1, ELF ToolChain r3614, OpenSSL 1.0.2u, suporte de montagem paralela para ZFS e firmware de rede.

Lançado MidnightBSD 2.0 derivado do FreeBSD

Além das mudanças anteriores, ele também atualizou outros utilitários para adicionar novos recursos. Por exemplo, utilitários cpuset, sockstat, ipfw e ugidfw para suportar “jail names”; utilitários last e lastlogin para suportar libxo e utilitários fdisk para suportar setores maiores que 2048 bytes.

Lançado MidnightBSD 2.0, um sistema operacional derivado do FreeBSD para desktops
A distribuição BSD MidnightBSD 2.0 importou vários recursos do branch FreeBSD 11 STABLE e adicionou melhorias ao sistema básico.

Além disso, o hipervisor bhyve agora suporta virtio_console, processadores AMD com extensões de hardware SVM e AMD-V e códigos de varredura PS/2 para NumLock, ScrollLock e teclas do teclado numérico.

Para a segurança, a versão 2.0 atualizou o utilitário ping para usar a estrutura Capsicum para descartar privilégios e proteger contra pacotes de rede maliciosos.

Os softwares de terceiros atualizados incluem: o novo Perl 5.32.0, libarchive 3.4.2, zlib 1.2.11, Lua loader, Sqlite3 3.32.2, SVN 1.13.0 e pcap 1.9.0. Outras melhorias importantes que o MidnightBSD 2.0 adicionou:

  • Driver iwm importado do OpenBSD para suporte a chipsets wireless Intel 3160/7260/7265;
  • Suporte para máquinas virtuais Microsoft Hyper-V Generation 2;
  • Adição do driver smartpqi para suportar controladores Microsemi SCSI;
  • Drivers cm e fpa marcados como obsoletos;
  • Suporte para exibição de VPD para dispositivos PCI via pciconf;
  • Problemas de inicialização corrigidos com CPUs Intel Apollo Lake.

Após um dia de lançamento da versão 2.0, a equipe detectou alguns problemas com a inicialização UEFI no amd64. Portanto, a equipe mudou o branch estável (2.0) para uma nova versão (2.0.1) corrigindo o suporte UEFI.

Para obter mais informações sobre outros recursos, você pode ler as notas de lançamento. Se você deseja instalar o MidnightBSD 2.0 do zero, as imagens ISO estão disponíveis para download.

Fossbytes

Lançado FreeBSD 12.2

Lançada distro NetBSD 9.1 de código aberto e gratuita

NetBSD muda gerenciador de janelas padrão de TWM para CTWM