Notícias

09/11/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Lançado navegador Tor 11 com uma nova aparência e comportamento

Lançado navegador Tor 11 com uma nova aparência e comportamento

O Projeto Tor anunciou o lançamento e a disponibilidade do Tor Browser 11.0, a versão mais recente e estável de seu navegador anônimo baseado no Mozilla Firefox e no projeto Tor. Depois de mais de um ano em desenvolvimento, o navegador Tor Browser 11 finalmente chegou, pronto para ser usado por aqueles que desejam proteger sua privacidade permanecendo anônimos online enquanto navegam na World Wide Web.Baseado na série de navegadores Mozilla Firefox 91 ESR (Extended Support Release) e o software livre e de código aberto Tor 0.4.6.8 para permitir comunicações anônimas, o Tor Browser 11 apresenta uma nova aparência emprestada do Firefox 91.


Quase todos os elementos da IU no Navegador Tor foram atualizados nesta versão, incluindo a tipografia, cor e botões para combinar com o novo estilo de ícone mais fino e a nova IU Proton do Firefox com um tema de modo escuro.

A nova aparência oferece um cromo do navegador simplificado, menus simplificados e um design de guia totalmente novo. Além disso, o display do circuito, a tela de conexão, os níveis de segurança e os erros do site onion foram atualizados também com algumas melhorias de qualidade de vida muito necessárias.

Para garantir que ele corresponda à nova experiência, cada parte da interface do usuário personalizada no navegador Tor foi modernizada para combinar com a nova aparência do Firefox, disseram os desenvolvedores.

Lançado navegador Tor 11 com uma nova aparência e comportamento

Lançado navegador Tor 11 com uma nova aparência e comportamento

Além da nova aparência, o Tor Browser 11 é a primeira versão estável desse navegador anônimo a descontinuar totalmente os serviços onion v2. Como o Tor 0.4.6.8 agora é usado por padrão, o endereço onion v2 não está mais acessível e os usuários verão uma mensagem de erro “Endereço de site Onion inválido”.

Se você dependia de um site que usa os serviços onion v2, você deve notificar o (s) mantenedor (es) para atualizar para um serviço onion v3 o mais rápido possível. Os novos endereços v3 usam 56 caracteres, em comparação com os 16 caracteres usados ??nos endereços v2, então você deve ser capaz de localizar facilmente um endereço v2 antigo em seus favoritos.

Nos bastidores, o Tor Browser 11 foi desenvolvido para distribuições GNU/Linux usando GCC 10.3.0, e a cadeia de ferramentas do Linux foi atualizada para mudar para mozilla91. Além disso, a API de sandbox do RLBox foi temporariamente desativada para o binário do Linux, que você pode baixar agora mesmo no site oficial.

Mais de três dúzias de bugs foram corrigidos nesta grande atualização para tornar o navegador Tor mais estável e confiável, mas alguns problemas conhecidos ainda estão presentes, como o fato de que as fontes não são processadas corretamente ao iniciar o aplicativo usando o script start-tor-browser (como uma solução alternativa, você deve iniciá-lo com o firefox script).

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.