SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Lançado o Endless OS 3.2

O Endless OS 3.2 atualizou sua base e fez correções de erros!

O Endless OS 3.2 foi lançado e com muitas mudanças, que vão desde ajustes no Linux Kernel que é usado no Endless OS e que vão até as partes que são mais visíveis por seus usuários. Segundo o Mario Prada, muita coisa foi refeita a fim de tornar a experiência com o Endless mais agradável e estável. Então, confira as novidades e melhorias do Endless OS 3.2.

Novidades do Endless OS 3.2

Como vocês sabem o ambiente de desktop do Endless OS é baseado no GNOME e muitas atualizações foram feitas, agora a base do GNOME usada em seu ambiente foi a do GNOME Shell 3.22, juntamente com todos os aplicativos, e bibliotecas. Segundo o relato do Mario eles estavam usando uma versão que estava funcionando a pelo menos 4 anos que foi o GNOME Shell 3.8.

Melhorias foram implementadas no botão Endless, menu do usuário, grade de aplicativos, agora é possível arrastar e soltar ícones para ajustar a barra de acordo com sua necessidades, o gerenciamento de pastas foi melhorado e agora você conta com buscadores adicionais dando mais opções entre os principais buscadores.

endless-os-3.2-menus

Mario relata que diante das ideias que tinha, e das mudanças que precisava fazer, ele acreditou que seria o momento certo para trocar a base do GNOME Shell e assim foi feito. Ele queria usar tanto a base do GNOME Shell 3.8 quanto o GNOME Shell 3.22, mas no fim viu que teria que optar por um ou outra e acabou usando o GNOME Shell 3.22, claro alguns patches foram necessários.

E de forma bem sincera ele disse que achou o seu trabalho em torno dos códigos um pouco desorganizado, e depois de muitos meses de trabalho o Endless OS 3.2 foi lançado com muita coisa melhorada. Novas funcionalidades, animações, painéis, notificações e claro, assim como outras distribuições, adotaram o upstream além de uma melhor estrutura.

Praga sinaliza que o Endless OS não é perfeito, mas que o trabalho continua nos próximos lançamentos e que permanece o compromisso em corrigir erros. Diz que algumas coisas não foram alteradas, mas que é normal que o Endless OS tenha sempre grandes mudanças.

O mais interessante é quando ele cita que usar uma versão anterior, o qual ele chama de rebaixamento, ele usou somente quando a área de trabalho do Endless OS era um protótipo, um projeto piloto e que ele nunca mais vai usar versões anteriores para trabalhar, agora o Endless OS terá atualizações duas vezes por ano, ao menos é o que ele espera que aconteça.

Agora, veja um vídeo demonstrativo do Endless OS 3.2, criado pelo Michael Hall que é colega do Mario Prada:

Para mais informações sobre o Endless OS 3.2 clique no botão abaixo:

Site do Endless OS

Via Blog do Mario Prada
Comentários