Take a fresh look at your lifestyle.

Lançado o Firefox Quantum que promete ser mais rápido que nunca!

A promessa foi feita pra Mozilla e parece que o Firefox Quantum realmente cumpre o que promete

A Mozilla garante que o Firefox Quantum é duas vezes mais rápido do que as versões do Firefox lançadas em 2016. Além disso, diz também que o consumo de memória é 30% menor do que a versão mais recente do Google Chrome.

Novidades do Firefox Quantum

Esta história começa há alguns anos atrás. Provavelmente, o aspecto mais exclusivo do Firefox Quantum, nosso “molho” secreto, é o uso da Rust, a linguagem de programação que desenvolvemos, para executar partes do navegador em paralelo (por exemplo, CSS), utilizando múltiplos núcleos de CPU “, disse Ngyuen – Vice presidente de produtos Firefox

Os navegadores tradicionalmente foram escritos em C++. Programar em C++, é bastante fácil para os programadores introduzir inadvertidamente bugs ou vulnerabilidades de segurança quando tentam criar algoritmos complexos que são executados em paralelo. Rust nos permitiu codificar novos algoritmos que tornam a experiência da Web no Firefox Quantum super rápida e segura. Continua Ngyuen:

Nós também estamos usando alguns truques extras, como priorizar as guias de primeiro plano em vez das guias que você não está olhando, ou primeiro carregar o conteúdo que você gosta, por exemplo, o artigo que você está lendo e não os elementos de design contextual (site logotipo ou anúncios), acrescentou.

Para enfatizar a notícia sobre a melhoria do desempenho, a Mozilla lançou um vídeo que mostra uma comparação lado a lado entre o Chrome e o Firefox Quantum abrindo dez sites populares.

 

Conforme destacado por Nguyen, uma grande parte do “molho secreto” que faz o Firefox Quantum funcionar tão bem são as melhorias no CSS e ele explica como isso funciona.

Otimizações do Firefox Quantum

Como a duração da bateria é tão importante, a maioria dos computadores modernos utilizam vários núcleos de processamento para executar programas. Escrever software para múltiplos processadores é difícil por muitas razões, e não menos importante, sendo que as linguagens de programação mais populares hoje não foram criadas pensadas no processamento multi-core, exigindo que os desenvolvedores façam muita contabilidade mental para evitar erros. Com o Rust, a Mozilla diz que foi uma verdadeira mão na criação de uma linguagem de programação, onde muitos dos erros comuns associados à programação para esses sistemas são simplesmente impossíveis.

Os estilos CSS são uma tarefa difícil até agora para o time do Mozilla Firefox, difícil de dividir em múltiplos núcleos devido à complexidade do trabalho. Para tirar proveito do hardware moderno e também do mais comum, eles escreveram um novo mecanismo CSS multi-núcleo, Stylo, em Rust, acelerando o tempo de desenvolvimento e minimizando a chance de erros.

Em relação as versões anteriores do Firefox, a Mozilla garante que o Quantum terá um bom desempenho nas máquinas mais austeras. Uma das grandes novidades do Firefox Quantum é que é possível ajustar o consumo de recursos, com base nos recursos do sistema disponíveis.

Se você tem uma máquina de 32 bits com menos de 4 gigabytes de RAM, o Mozilla Firefox Quantum terá um ótimo desempenho, assim como também em um PC de jogos que geralmente são mais potentes neste quesito de recursos.

No Quantum você perceberá que haverá 30% menos consumo de memória usada pelo navegador, isso significa que você poderá fazer muito mais coisas no seu computador ao mesmo tempo, fora do seu navegador ou no seu navegador, como ter mais abas abertas. E estas guias podem executar vídeos, documentos online ou artigos, sem deixar a sua máquina lenta, isso são garantias da Mozilla.

 

Experiência do usuário

Em termos de experiência do usuário, a equipe do Mozilla Firefox diz que o que importa é que se algo se for lento, realmente será lento. Eles passaram muito tempo trabalhando nesta percepção de velocidade e qualidade e, como resultado, os usuários de computadores mais modestos terão animações suaves ao longo de uma iconografia nítida que corresponde à qualidade da exibição do seu computador.

Além de todos esses pontos positivos, uma das melhores razões para testar o Firefox Quantum é que a Mozilla anda muito preocupada com a privacidade daqueles que usam seu software. Então, agora é hora de experimentar o novo navegador, o Mozilla Firefox Quantum, teste os recursos e nos conte nos comentários o que achou.

Acesso o site do Mozilla Firefox Quantum e faça o download:

Firefox Quantum

Comentários