Gimp 2.10

O Gimp, programa utilizado para edição de imagens, recebeu mais uma atualização. A página do projeto anunciou a versão Gimp 2.10.4. Ela vem com correção de bugs, simplificação no uso de ferramentas, melhoria no carregamento e marcação  de fontes. Além disso, foram inseridos novos recursos. Confira neste post, algumas novidades do Gimp 2.10.4.

Alinhamento simples do horizonte 

Uma das novidades é a ferramenta Medir. Ela serve para calcular o ângulo de rotação, quando o horizonte é irregular em uma foto. Agora, o GIMP remove a etapa extra de executar a rotação manualmente. Assim, depois de medir o ângulo, basta clicar o botão Endireitar (Straighten).  Portanto, ele foi recém-adicionado na caixa de diálogo de configurações da ferramenta, como mostra a imagem abaixo.

Endireitando imagens

Straighten no GIMP 2.10.4.

Carregamento de Fontes Assíncronas 

GIMP agora realiza o carregamento de fontes em um processo paralelo, o que melhora drasticamente o tempo de inicialização.

Marcação de fontes 

Algumas mudanças internas para tornar as fontes marcáveis. A interface do usuário é a mesma para pincéis, padrões e gradientes.

Atualizações do painel 

Adicionalmente, novos recursos adicionados à caixa de diálogo ancorada do Painel, que ajuda a depurar o GIMP e o GEGL ou, para usuários finais, a ajustar o uso do cache e da troca. Novo grupo de memória de widgets mostra o tamanho da memória usada atualmente, o tamanho da memória física disponível e o tamanho total da memória física. Ele também pode mostrar o tamanho do cache do bloco, para comparação com as outras estatísticas da memória.

Painel atualizado

Painel atualizado no GIMP 2.10.4.

Melhorias do Carregador PSD 

Embora ainda não possa suportar recursos de PSD, como camadas de ajuste, há uma novidade. Deste modo, o GIMP pode carregar uma versão “mesclada” pré-composta da imagem que fica disponível quando um arquivo PSD foi salvo com a opção “Maximizar Compatibilidade” ativada no Photoshop.  Assim, o GIMP renderizará o arquivo corretamente, mas descartará determinados dados adicionais do arquivo, como canais, caminhos e guias, enquanto retém os metadados.

Veja uma lista resumida com as principais alterações, clicando no botão a seguir:

Gimp 2.10.4

Baixar Gimp 2.10.4

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Elementary OS 5.0 lança versão Beta 1

Previous article

Usuários do Linux Mint 18.3 já podem atualizar para o Linux Mint 19

Next article

You may also like

More in Notícias