Lançado o GNU/Linux Deepin 15.7

O Deepin 15.7 acaba de ser lançado. Você já pode atualizar a versão atualmente instalada em sua máquina  ou caso ainda não tenha o Deepin instalado, pode fazer o download da nova ISO já com as atualizações. Para quem esta chegando agora no mundo GNU/Linux, saiba que a distribuição Deepin tem foco em ser bonita, fácil de usar, seguro e confiável, e claro, fornecer suporte satisfatório para todos os usuários do mundo inteiro.

No lançamento do Deepin 15.7 algumas novidades já podem ser identificadas. Inicialmente, os desenvolvedores do Deepin já informaram que a partir deste lançamento o Deepin adotará o novo número de versão e também uma nova estratégia de atualização: o formato do número da versão será o xyz. X é o número da versão principal e o número atual da versão principal neste caso é 15, o que significa que esta versão é desenvolvida e mantida desde 2015; y é o número da subversão, geralmente atualizado a cada três meses; z é um número de versão secundária, se houver atualizações importantes do sistema entre as duas versões xy. Uma ou duas versões menores podem ser liberadas. A versão y com número par terá mais atualizações de recursos, enquanto a versão y com número ímpar se concentrará na otimização do sistema e no aprimoramento da estabilidade.

E assim, o Deepin 15.7 será a primeira versão a focar na otimização do sistema e nas correções de estabilidade respeitando a nova regra.

Nota: O Deepin 15.7 esta completamente sincronizado com os pacotes mais recente dos repositório do Debian, então se você atualizar de uma versão anterior (incluindo 15.6) para 15.7, você receberá mais de 1G de atualizações. Esse processo, dependendo muito da velocidade da sua Internet, pode ser de apenas 10 minutos ou até horas. Aguarde pela atualização completa, não desligue ou desconecte a energia ou a internet durante o processo, caso contrário você não poderá entrar no sistema.

Novidades do Deepin 15.7

Além das novidades que citamos acima, o Deepin 15.7 foi otimizado usando uma base muito básica de hardware. Isso quer dizer que o sistema pode ser executado de forma básica ou satisfatória se você tiver hardware semelhante aos testados ou superior.

Para desempenho mínimo

Processador: Intel Pentium G3250 @ 3.20GHz
Placa mãe: Gigabyte H81M-DS2 (Intel Haswell – Lynx Point)
Memória RAM: 2 GB (ADATA DDR3 1333MHz)
Disco rígido principal: Seagate ST500DM002-1ER14C (500GB/7200 rpm)
Placa de vídeo: Controlador gráfico integrado Intel Haswell (112 MB/Gigabyte)
Monitor: AOC2270 2270 W (21,7 polegadas)
Placa de som: Realtek ALC887 @ Intel
Placa de rede: Realtek RTL8168/8111/8112 Controlador Gigabit Ethernet/Gigabyte

Para desempenho satisfatório:

Modelo do computador : Computador de mesa MSI MS-7817
Processador: Intel 4 Core i5-4460 @ 3.20GHz Quad Core
Placa mãe: MSI B85M-P33 V3 (MS-7817) (Intel Haswell – Ponto Lynx)
Memória: 8 GB (Kingston DDR3L 1600MHz)
Disco rígido principal: Seagate ST1000DM003-1ER162 (1 TB / 7200 rpm)
Placa gráfica: Intel HD Graphics 4600 (MSI)
Monitor: Monitor genérico não PnP
Placa de som: Realtek ALC887 @ Intel Haswell Áudio de alta definição
Placa de rede: Realtek RTL8168 / 8111/8112 Gigabit Ethernet Controller / MSI

Deepin 15.7 reduziu o tamanho da ISO

Como a família Deepin continua a crescer com mais e mais funções, o tamanho ISO da Deepin estava aumentando constantemente e uma redução foi feita. Nada importante foi removido, mas a ideia da redução é garantir as funções principais no arquivo 15.7, os aplicativos pré-instalados, papéis de parede, fontes, vídeos, etc. Foram realizados ajustes para remover apenas componentes desnecessários e otimizar a estrutura do sistema. Desta forma, o tamanho da ISO do Deepin 15.7 foi reduzido para 2.5 GB, muito menor do que o do Deepin 15.6 com 3.1GB.

Otimização de energia para notebooks

Para reduzir o consumo de energia dos notebooks, o “modo de economia de energia” foi adicionado ao Deepin 15.7. Seu notebook pode entrar no modo de economia de energia automaticamente ao usar a bateria. Desta forma, o tempo de espera e de uso foi aumentado. Testes preliminares mostram que, no ambiente de testes da equipe do Deepin, o tempo de espera foi estendido em 20%.

Otimização de memória

O Deepin 15.7 fez uma série de ajustes e otimizações no uso da memória. Na configuração padrão, a memória de inicialização diminuiu de 1.1G para 830M e foi reduzida para menos de 800M em uma placa de vídeo simples. A comparação do uso de memória do DeepIn 15.7, DeepIn 15.6 e outros sistemas operacionais no mesmo computador é a seguinte:

Ajustes e otimizações para outros módulos funcionais também foram feitos, os novos recursos são os seguintes:

Para o Dock:

  • Adicionado OSD quando ligar/desligar o microfone/WIFI;
  • Adicionado a animação ao arrastar e soltar o ícone do dock;

Centro de Controle

Adicionado modo de economia de energia e função de mudança de modo automático para notebooks:

Bom, você pode ler tudo o que é novidade no lançamento do Deepin 15.7 no anúncio oficial. Se você já tem o Deepin instalado é só executar o comando abaixo que você já vai ter a versão anunciada:

sudo apt update
sudo apt dist-upgrade

E se você ainda não baixou o Deepin 15.7, pode fazer isso através da página de download do Deepin.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile