SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Lançado o GNU/Linux NixOS 17.09

Uma distribuição independente e que não deixa nada a desejar!

NixOS é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida de forma independente que visa melhorar o gerenciamento de configuração do sistema e agora lança o GNU/Linux NixOS 17.09. No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes de sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes Nix. Nix armazena todos os pacotes isoladamente um do outro; Como resultado, não há diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos no diretórios /nix/store. Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, retrocessos, configurações de sistema reprodutíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes multi-usuário. Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços de sistema.

Novidades do GNU/Linux NixOS 17.09

Como não era de ser diferente o GNU/Linux NixOS 17.09 também usa codinome, e neste lançamento foi apelidado de “Hummingbird”. Os ambientes de trabalho foram atualizados, agora você já pode encontrar o GNOME 3.24, KDE Plasma 5.10, Aplicações KDE 17.08.1 e KDE Frameworks 5.37.

O gerenciamento de usuários agora controla os UIDs/GID desativados. Quando um usuário ou grupo é restaurado, isso permite que seja atribuído o mesmo UID/GID que tinha antes.O SSL no módulo services.nginx foi reajustado, renomeando a habilitação do SSL de enableSSL para onlySSL que reflete sua intenção original.

Muitos outros detalhes sobre a nova versão do NixOS, você pode conferir no anúncio oficial através do link abaixo, nele é possível encontrar todos os detalhes técnicos:

Lançamento do NixOS 17.09

Comentários