Lançado o Kubuntu 17.10 com novidades!

lançamento-oficial-kubuntu-17.10-linux-2017-

O Ubuntu 17.10 foi lançado e claro, o Kubuntu não poderia deixar passar a data e também lançou o Kubuntu 17.10, bem como as outras derivações. O Kubuntu é sem dúvida uma das melhores opções quando o assunto é KDE Plasma 5 e base Ubuntu e ele já vem com algumas novidades.

lançamento-oficial-kubuntu-17.10-linux-2017-

Novidades do Kubuntu 17.10

Todos as variações do Ubuntu 17.10 ao menos até agora, foram desenvolvidas dentro do prazo de 6 meses. A mesma coisa aconteceu com o Kubuntu 17.10. Estes lançamentos, aos quais chamamos de 4 dígitos, são lançamentos importantes que geralmente são repletos de melhorias, correções e novos recursos.

Para começar com as melhorias não podemos começar de outra forma, a não ser com o KDE Plasma 5.10. Aplicações do KDE 17.04.3 e KDE Frameworks 5.38.0 e o Qt foram atualizadas para a versão 5.9.1. Mesmo citando que as aplicações do KDE foram atualizadas, um detalhe é importante. O Dragon Player que é uma aplicação originalmente desenvolvida pelo projeto KDE, não será mais o player padrão do Kubuntu 17.10. Ele foi substituído pelo popular e útil VLC. É a primeira distribuição que usa KDE a fazer essa troca. Ainda não sabemos se corre o risco de voltar ao Drago Player, mas geralmente mudanças no Projeto Kubuntu não costumam ser desfeitas.

E os aplicativos? Alguma coisa mudou?

O gerenciador de pacotes Muon esta de volta no Kubuntu 17.10. Para quem curte torrents o cliente padrão agora é o Ktorrent 5.. Ele recebeu melhorias e ninguém mais precisa sofrer esperando horas para que os pears ou semente sejam detectados. Esses problemas que atrapalham foram corrigidos, e não foi só o cliente torrent que mudou, agora o player de música é o Cantata Qt5 que ficou definitivamente no lugar do Amarok que parou no tempo, e tudo indica que não terá mais suporte ou atualizações a vista.

O cliente de mensagens Telepathy também saiu das ISO’s do Kubuntu 17.10, mas ainda pode ser instalado via repositório. Oproblema é que ele entrou na lista dos aplicativos que poucas pessoas usam e acabou sendo removido. Os aplicativos Krita, digiKam e KDedelop foram atualizados e estão disponíveis no repositório do Kubuntu 17.10.

E claro, todas as melhorias e correções do Ubuntu 17.10 como o Linux Kernel 4.13, GCC 7, Mesa 17.2, Python 3.6 e ouras otimizações, foram implementadas no Kubuntu 17.10, ou seja, todas as distribuições que usam o Ubuntu como base estão com essas mesmas atualizações finais.

Antes de fazer o download ou ler o anúncio oficial, que tal ver um vídeo criado pela equipe do Kubuntu, e conferir de forma resumida dos recursos e melhorias visuais dentre outras que citamos acima? Dê o play!

Quanto as arquiteturas, o Kubuntu 17.10 esta disponível para 32 bits e 64 bits e você já pode fazer o download ou ler o anúncio oficial completo, basta escolher um dos links abaixo.

Anúncio Oficial do Kubuntu 17.10 Download Kubuntu 17.10

Sair da versão mobile