in

Lançado o LibreOffice 7.0 beta

Versão final deve sair só em agosto.

Faltando pelo menos dois meses até a chegada da versão estável, o LibreOffice acaba de anunciar que o LibreOffice 7.0 foi lançado nesta segunda-feira (01/06). Esta é uma grande atualização esperada para chegar até o mês de agosto, se tudo correr bem até lá. São muitos novos recursos a serem implementados. Na verdade, eles já começam a aparecer pelo menos desde dezembro do ano passado, quando foi divulgado que a versão 6.5, na verdade, seria renomeada para a 7.

Assim, o LibreOffice 7.0 é a grande atualização que traz o novo código de renderização da Skia com suporte à aceleração Vulkan. Sem dúvida, esta é a maior novidade nessa atualização de suíte de escritório de código-fonte aberto.

Lançado o LibreOffice 7.0 beta

Trabalhar com documentos do Microsoft Office ainda é difícil em outras plataformas, apesar das melhorias de compatibilidade em alternativas como o LibreOffice.

Além de substituir o código do Cairo pelo Skia, o LibreOffice 7.0 também possui outras melhorias de desempenho. Entre elas, podemos destacar:

  • suporte de escala HiDPI com o código Qt5;
  • eliminação progressiva do suporte ao Adobe Flash;
  • novas funções de planilha;
  • diferentes aprimoramentos de filtro de importação e exportação;
  • um novo tema de ícone e muito mais.

O LibreOffice 7.0 Beta1 é o segundo pré-lançamento desde que o desenvolvimento da versão 7.0 começou no início de junho de 2019. Desde o anterior versão, do LibreOffice 7.0 Alpha1, 831 confirmações (commits) foram enviadas para o repositório de códigos e 179 erros foram corrigidos. Verifique as notas de versão para encontrar os novos recursos incluídos no LibreOffice 7.0, diz o comunicado oficial.

Consulte esta postagem do blog para obter detalhes sobre o teste do LibreOffice 7.0 beta 1.

Baixar e ajudar

Se tudo correr bem, a versão estável do LibreOffice 7.0.0 deve estrear no início de agosto. Consulte o plano de liberação para obter mais informações.

O LibreOffice 7.0 Beta1 pode ser baixado aqui para Linux, MacOS e Windows e pode ser instalado junto com a versão padrão.

A equipe pede que, caso seja detectado algum problema neste pré-lançamento, ele pode ser informado no Bugzilla (você só precisa de uma conta de e-mail legítima para criar uma nova conta).

Para obter ajuda, você pode entrar em contato com a equipe de controle de qualidade diretamente no canal de controle de qualidade do IRC ou via Telegram, diz a equipe.