Take a fresh look at your lifestyle.

Lançado o Lumina Desktop 1.3

Conheça o Lumina, um ambiente escrito em Qt!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A equipe do Lumina Desktop lançou a versão mais recente de seu ambiente desktop, o Lumina Desktop 1.3, ele é escrito em Qt e não é baseado no KDE, e o foco deles é ter um ambiente leve, simples. Neste lançamento do Lumina Desktop 1.3 muitos ajustes foram feitos, claro, além de melhorias no desempenho, também foram feitos ajustes visuais que prometer deixar o ambiente mais bonito e mais agradável.

O Lumina foi escrito a partir do zero em C ++/Qt5 e não é baseado em nenhuma base de código de desktop existente e não usa nenhuma estrutura de desktop baseada em Linux (ConsoleKit, PolicyKit, D-Bus, systemd, etc.). Isso permite que a Lumina® obtenha informações do sistema de forma rápida e eficiente, garantindo estabilidade e confiabilidade na área de trabalho.

 

O que há de novo no Lumina Desktop 1.3 ?

O Lumina Desktop ficou conhecido por ser usado como padrão no TrueOS, e que acabou caindo no gosto de muita gente, em especial daqueles que não gostaram muito do KDE Plasma, ou que acharam o KDE em sua versão 4 pesado. O Lumina Desktop 1.3 faz uma ponte, pois ele lembra um pouco o visual do KDE, e as vezes acaba agradando a gregos e troianos.

Antes muita gente reclamava do atraso para abrir o gerenciador de arquivos, no Lumina é usado o Insight que foi quase que redesenhado, ele recebeu correções de desempenho e claro, visuais também. Houveram ajustes de na árvore de diretórios que promete deixar tudo mais organizado e agora, há uma nova aplicação que promete ajudar os usuários a criar atalhos e outras configurações básicas do usuário. E todas aquelas personalizações extras que você consegue fazer no KDE, você vai conseguir fazer também no Lumina Desktop 1.3.

Novidades como o Lumina Media Player que é uma interface Qt QMediaPlayer que suporta vários formatos de áudio, além do .ogg, mp3, mp4, flac e wmv e se o usuário quiser aumentar ainda mais a gama de formatos suportados, basta instalar o Gstreamer-plugins que é de fácil localização, basta ir no menu do aplicativo, depois em aplicações e depois em utilitários.

Já na área de trabalho agora é possível fazer ajustes nas pastas diretamente da área de trabalho, ajustes do cache e carregamento de ícones foi melhorado, muitos ajustes foram feitos, muitos mesmos, e você pode conferir tudo no site do projeto, lá você encontra todos os detalhes, desde as mudanças mais simples, até as mais técnicas.

Lançamento do Lumina Desktop 1.3.0

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments