in

Lançado o software de captura de tela Ksnip 1.6.0

A ferramenta é bastante semelhante ao Shutter.

Lançado o software de captura de tela Ksnip 1.6.0
Imagem: Reprodução | Linux Uprising.

Uma nova versão da ferramenta de captura de tela Ksnip foi lançada com inúmeras melhorias, como teclas de atalho globais para capturar uma tela no Linux e no Windows, um ícone da bandeja do sistema e a capacidade de iniciar o Ksnip minimizado na bandeja, a capacidade de adicionar marcas d’água a capturas de tela e muito mais.

Lançado o software de captura de tela Ksnip 1.6.0

O Ksnip é uma ferramenta de captura de tela Qt5 gratuita e de código aberto que roda no Linux (X11 e suporte experimental ao KDE e GNOME Wayland), Windows e macOS.

A ferramenta é bastante semelhante ao Shutter, uma ferramenta popular de captura de tela do Linux que não está mais nos repositórios da maioria das distribuições do pinguim. Após fazer uma captura de tela das janelas ativas, uma área retangular, a tela atual ou todas as telas, o Ksnip oferece ferramentas que permitem aos usuários anotar as capturas de tela. Assim, você pode desenhar com uma caneta, adicionar setas, retângulos, texto, números e muito mais, com cores e tamanho configuráveis. Além disso, as capturas de tela podem ser carregadas no Imgur.

Melhorias no Ksnip 1.6.0

  • Adicionadas teclas de atalho globais para fazer capturas de tela apenas no Linux/X11 e no Windows. Portanto, agora existem teclas de atalho para tirar uma captura de tela em tela cheia, fazer uma captura de tela da janela ativa, uma área retangular, etc. Além disso, todas as teclas de atalho são configuráveis.
  • Adicionado um ícone na bandeja do sistema e a capacidade de executar o Ksnip minimizado na bandeja (útil para adicionar o Ksnip aos aplicativos de inicialização e ter a janela oculta, com apenas o ícone da bandeja visível). No entanto, o menu da bandeja não permite selecionar o tipo de captura de tela a ser feita, pelo menos nesta versão.
  • Agora o cursor capturado é um item que pode ser movido e excluído. Dessa forma, após fazer uma captura de tela, o usuário pode mover o cursor para qualquer posição e excluí-lo, se não for necessário.
  • Adicionada a capacidade de adicionar marcas d’água nas capturas de tela.
  • Adicionada a capacidade de editar o conteúdo da caixa de texto.
  • Adicionados botões de desfazer/refazer e cortar na barra de ferramentas (estes estavam disponíveis apenas no menu Editar anteriormente).
  • Adicionado suporte para Abrir com (no menu do botão direito do mouse no gerenciador de arquivos) para abrir imagens existentes para anotação.

Instalação do Ksnip

Se você é um usuário do Shell do GNOME e deseja usar o novo recurso da bandeja do sistema do Ksnip, verifique se a extensão KStatusNotifierItem/AppIndicator Support está instalada. Caso contrário, você não terá nenhum ícone de bandeja. Não há necessidade de instalar nada no Ubuntu, pois ele é instalado por padrão.

Com esta versão, o Ksnip se torna uma das ferramentas de captura de tela mais competentes para Linux e um ótimo substituto para o Shutter. O aplicativo é distribuído em vários formatos binários no Linux (DEB, RPM, .AppImage) para facilitar a instalação. Porém, ele não está disponível no Flathub ou na Snap Store.

Lançado o software de captura de tela Ksnip 1.6.0
Se você é um usuário do Shell do GNOME e deseja usar o novo recurso da bandeja do sistema do Ksnip, verifique se a extensão KStatusNotifierItem/AppIndicator Support está instalada.

Baixe o software de captura de tela Ksnip

Baixe o Ksnip.

A página de versões do Ksnip possui binários para Windows, macOS e Linux (DEB, RPM e .AppImage). Além disso, há um pacote não oficial para o Arch Linux/Manjaro no repositório AUR.

Fonte: Linux Uprising

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

WhatsApp agora tem mais de 2 bilhões de usuários

WhatsApp agora tem mais de 2 bilhões de usuários

Como instalar o Drawpile 2.1.16 no Linux: Um programa de desenho colaborativo

Como instalar o Drawpile 2.1.16 no Linux: Um programa de desenho colaborativo