Lançado Radeon Software para Linux 21.20

Sem muito alarde, foi lançado na semana passada pela AMD o seu driver Radeon Software para Linux 21.20. Assim, ele fornece os componentes de driver “Open” e “PRO” (Fechado) mais recentes para uso em ambientes Linux empresariais. Portanto, o Radeon Software for Linux 21.20 é a primeira atualização de driver em pacote público desde abril, quando o Radeon Software for Linux 21.10 estreou com suporte inicial para ray-tracing da Vulkan.

O registro de alterações público do software Radeon para Linux 21.20 menciona o suporte ao sistema operacional RHEL e/ou CentOS 8.4, além do novo SUSE Linux Enterprise 15 SP3. Nenhuma outra alteração é mencionada. No entanto, os componentes do driver Open e PRO devem ser atualizados em relação a seus estados internos e upstream mais recentes. Portanto, vale a pena testar para ver o que pode ser alterado. Até o momento, contudo, não há testes no software Radeon para Linux 21.20 para ver se o suporte e o desempenho do rastreamento de raios Vulkan estão em melhor posição.

Lançado Radeon Software para Linux 21.20

Imagem: AMD / YouTube

Na semana passada, a AMD anunciou que o suporte para GPU pré-Polaris e APU pré-Raven agora é considerado legado e não terão suporte no futuro em seus futuros drivers do software Radeon para Windows. Pelo menos com esta versão mais recente do software Radeon para Linux, o suporte de GPU desde o Radeon R9 285/290/290X (GCN 1.2) ainda está listado como suportado junto com as versões da série RX 300 e R9 Fury

Veremos na próxima versão se eles decidem limitá-lo a Polaris e mais recentes. Considerando que o AMDVLK acabou de abandonar o suporte pré-Polaris, provavelmente veremos a novidade por lá, pelo menos para seus componentes de driver OpenGL/Vulkan PRO, enquanto o kernel Linux upstream e os drivers Mesa continuam suportando muitas gerações de gráficos AMD (e de volta à ATI) Radeon.

O driver do software Radeon para Linux 21.20 está disponível para download em AMD.com. As distribuições Linux com suporte oficial para este driver empacotado são Ubuntu 20.04.2 LTS, Ubuntu 18.04.5, RHEL/CentOS 7.9, RHEL/CentOS 8.4 e SUSE SLED/SLES 15 SP3. Clicando no link você verá também todas as compatibilidades bem como formas de instalação.

Mudança

A AMD mudou todos os seus processadores gráficos e APUs anteriores ao Polaris/GCN 1.4 para serem legados e não serão suportados por seus novos lançamentos Radeon Software Adrenalin.

A AMD anunciou que os produtos que vão desde suas APUs da série A até a série Radeon R9 300 (incluindo R9 Fury) agora são legados e não verão novos lançamentos com seu driver principal. Na segunda-feira, para usuários do Windows, eles publicaram o lançamento do Radeon Software Adrenalin 21.6.1, enquanto o 21.5.2 é o último para esses processadores gráficos pré-Polaris.

Isso basicamente torna seus processadores gráficos legados antes de 2016, quando Graphics Core Next 4 foi lançado com a série Radeon 400. O anúncio de suporte da Radeon Software foi feito em community.amd.com.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile