in

Lançamento de nova versão do navegador anônimo Tor

Veja os novos recursos implementados nesta versão.

Tor quer limitar o impacto de ataques DDoS em sites Onion

Os desenvolvedores do projeto Tor anunciaram o lançamento de uma nova versão estável do navegador anônimo. O novo “Tor 0.4.3.5” apresenta mudanças significativas depois de 5 meses de desenvolvimento. A ramificação 0.4.3 será acompanhada por um ciclo de manutenção regular: a liberação das atualizações será suspensa 9 meses ou 3 meses após a liberação da ramificação 0.4.4.x.

É fornecido um longo ciclo de suporte (LTS) para a ramificação 0.3.5, atualizações a serem lançadas até 1º de fevereiro de 2022, enquanto o suporte para as versões 0.4.0.xe 0.2.9.x foi descontinuado e o suporte para a versão 0.4.1.x terminará em 20 de maio e o 0.4.2.x em 15 de setembro.

O projeto Tor (The Onion Router) tem por objetivo principal o desenvolvimento de uma rede de comunicações distribuída de baixa latência sobreposta à Internet, na qual o roteamento de mensagens trocadas entre usuários não revela sua identidade, ou seja, seu endereço IP (garantindo anonimato ao nível de rede) e que, além disso, mantém a integridade e o sigilo das informações que passam por ela.

O sistema foi projetado com a flexibilidade necessária para implementar melhorias, implantar no mundo real e resistir a diferentes tipos de ataques. No entanto, possui pontos fracos e não pode ser considerado um sistema infalível.

O que há de novo no Tor 0.4.3.5?

Lançamento de nova versão do navegador anônimo Tor

Nesta nova versão, a mudança nas dependências é destacada , uma vez que agora requer requisitos de sistema mais altos para compilações. O Python 3 agora é necessário para executar testes, enquanto o Python 2 não é mais suportado já que chegou ao fim da vida útil em janeiro deste ano.

Ainda como parte das mudanças, destaca-se que a capacidade de compilar foi implementada sem incluir o código de retransmissão e o cache do servidor de diretórios. A desativação é feita usando a opção “–disable-module-relay” ao executar o script de instalação, que também desativa o dirauth do conjunto do módulo.

Além da inclusão de funcionalidades adicionais necessárias para trabalhar serviços ocultos com base na terceira versão do protocolo com o balanceador OnionBalance, que permite criar serviços ocultos escaláveis que são executados em vários back-ends com suas próprias instâncias Tor.

Do mesmo modo, há novos comandos foram adicionados para gerenciar as credenciais usadas para autorizar serviços ocultos:

  • ONION_CLIENT_AUTH_ADD para adicionar credenciais;
  • ONION_CLIENT_AUTH_REMOVE para remover credenciais;
  • e ONION_CLIENT_AUTH_VIEW para exibir uma lista de credenciais.

Um novo sinalizador ExtendedErrors foi adicionado ao SocksPort, o que permite obter informações de erro mais detalhadas.

Além dos tipos de proxy já suportados (HTTP CONNECT, SOCKS4 e SOCKS5) , a capacidade de conectar-se através do servidor HAProxy é adicionada. O encaminhamento é configurado usando o parâmetro “TCPProxy <protocol> <host>: <port>” em torrc com o protocolo indicando como “haproxy”

Os servidores de diretório adicionaram suporte ao bloqueio de chaves de retransmissão ed25519 usando o arquivo de roteadores aprovado (anteriormente apenas as chaves RSA podiam ser bloqueadas).

E também destaca alguns recursos reprojetados significativamente relacionados à configuração do controlador e processamento da operação.

Por fim, se você estiver interessado em saber mais sobre esta nova versão, poderá verificar os detalhes no link a seguir. 

Como obter o Tor Browser 0.4.3.5?

Para obter esta nova versão, basta acessar o site oficial do projeto e, na seção de downloads, podemos obter o código fonte para sua compilação. Você pode obter o código-fonte no seguinte link.

No entanto, no caso especial dos usuários do Arch Linux, podemos obtê-lo no repositório AUR. Você pode verificar no seguinte link e, assim que estiver disponível, pode executar a instalação digitando o seguinte comando:

yay -S tor-git

Quanto aos pacotes que incluem um novo navegador Tor, eles devem estar disponíveis nas próximas semanas.