in

Lançamento do Debian 10.4

Veja as novidades da nova versão do sistema.

Lançamento do Debian 10.4

O Projeto Debian acaba de anunciar o lançamento da quarta atualização estável para o Debian Buster. Assim, o novo Debian 10.4 vem com várias atualizações estáveis de pacotes, focando em correções de segurança e outras alterações gerais de bugs.

Entre as muitas atualizações encontradas no Debian 10.4 estão:

  • o kernel Linux 4.19.0-9;
  • uma nova versão do ClamAV;
  • corrigidas transições de slides OpenGL para o LibreOffice;
  • desativação do suporte SSE4.2 para NCBI-Blast;
  • oferecendo os drivers gráficos mais recentes da NVIDIA;
  • e um ampla gama de atualizações de segurança.

As atualizações de segurança variam do Firefox ao Python e ao Chromium.

Lançamento do Debian 10.4 ocorre com muitas novidades

Lançamento do Debian 10.4

O Debian 10.4 também descarta o pacote gplaycli para um downloader do Google Play na linha de comando, conforme as alterações na API do Google o quebram. O Getlive para buscar e-mails de contas do Hotmail também foi descartado nesta versão devido a alterações na API. Outros pacotes descartados incluem kerneloops, libmicrodns, libperlspeak-perl, torbirdy, ugene e Yahoo2Mbox.

Então, mais detalhes sobre o lançamento do Debian 10.4 através do anúncio oficial no site Debian.org.

O comunicado oficial

O projeto Debian tem o prazer de anunciar a quarta atualização de sua distribuição estável Debian 10 (codename buster). Esta versão pontual adiciona principalmente correções para problemas de segurança, além de alguns ajustes para problemas sérios. Os avisos de segurança já foram publicados separadamente e são referenciados quando disponíveis.

Observe que o lançamento do ponto não constitui uma nova versão do Debian 10, mas atualiza apenas alguns dos pacotes incluídos. Não há necessidade de jogar fora a mídia antiga do buster. Após a instalação, os pacotes podem ser atualizados para as versões atuais usando um espelho Debian atualizado.

Aqueles que frequentemente instalam atualizações do security.debian.org não precisam atualizar muitos pacotes, e a maioria dessas atualizações está incluída no release do ponto.

Pronto para baixar

As imagens live e de instalação da versão Debian GNU/Linux 10.4 estão agora disponíveis para download nos servidores oficiais.

Os ISOs de instalação estão disponíveis para 64 bits (amd64), 32 bits (i386), PowerPC Little Endian de 64 bits (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS Little Endian de 64 bits (mips64el), MIPS de 32 bits Arquiteturas Little Endian (mipsel), Armel, ARMhf e AArch64 (arm64).

Por outro lado, as imagens ao vivo estão disponíveis nos ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXDE, LXQt, Cinnamon e MATE, apenas para arquiteturas de 64 e 32 bits.

Se você estiver usando a série Debian 10 “Buster” no (s) seu (s) computador (es), não há necessidade de baixar as novas imagens ISO.

Elas destinam-se apenas a novas implantações para economizar tempo ao baixar atualizações dos repositórios de software após a instalação.

Usuários existentes podem manter suas instalações Debian Buster sempre atualizadas executando o comando em um Terminal:

sudo apt-get update && sudo apt-get disc-upgrade

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.