Hoje é:07/03/2021
Lançamento do Endless OS 3.8.1 otimiza distro para dispositivos móveis

Lançamento do Endless OS 3.8.1 otimiza distro para dispositivos móveis

A distro Endless OS anunciou há pouco o lançamento da versão 3.8.1 com uma nova experiência que otimiza o Linux para dispositivos móveis. O sistema é mantido pela fabricante de computadores Endless Computers.

Esta versão Endless OS 3.8.1 apresenta melhorias importantes, além de alterações e correções de bugs. Então, acompanhe a matéria para saber as novidades.

Lançamento do Endless OS 3.8.1 otimiza distro para dispositivos móveis. O que mais há de novo?

Processo de inicialização simplificado

O mais importante, depois dessa otimização para dispositivos móveis vem do novo instalador que foi totalmente modernizado. Agora, está mais fácil fazer dual boot, por exemplo, como o Windows. A equipe informa que trabalhou neste novo instalador para facilitar muito o processo de instalação da distro, principalmente para quem usa o sistema da Microsoft.

Além de tudo isso, o instalador atualizado agora suporta armazenamento persistente. Isso significa que, se o seu stick USB Live contiver dados ou aplicativos instalados, ele permanecerá disponível nas por meio do stick USB Live.

Assim, se você usar o mesmo stick para instalar o Endless OS no seu computador, ele iniciará uma nova instalação sem transferir ou tocar em seus dados e aplicativos.

Além da nova solução de inicialização dupla, existe outra facilidade para quem deseja criar uma máquina virtual do Endless OS. A v3.8.1 agora fornece o VMWare Guest Tools. A ferramenta contém um conjunto de utilitários que visam aprimorar e otimizar o desempenho de um sistema operacional Endless convidado em uma máquina virtual.

Aprimoramentos de aplicativos

O Endless OS 3.8.1 também atualiza e adiciona melhorias ao seu conjunto principal de aplicativos, como o Chromium 81.0.4044.138 atualizado, que traz novas correções de segurança ao navegador da Web incorporado do Endless.

Além disso, se você usar o aplicativo de controle parental introduzido no OS v3.8.0 anterior , poderá ter problemas de tradução de idiomas durante a configuração inicial. Portanto, o Endless OS v3.8.1 mais recente agora exibe texto no idioma selecionado do sistema, em vez do inglês padrão.

Além disso, o App Center também instala traduções de idiomas ausentes para os aplicativos se você alterar o idioma do sistema.

Outros aprimoramentos importantes no Endless OS 3.8.1:

  • Pesquisa na área de trabalho padrão no aplicativo educacional Kolibri;
  • Restaurar a seleção do layout do teclado nas caixas de diálogo de senha;
  • Avatares de usuários personalizados.

Correções de bugs

Por fim, a v3.8.1 também corrige vários erros e falhas, como:

  • Mensagem de erro ao importar imagens do Endless OS OVF
  • Pequenas correções no instalador do Windows
  • Atualizações ocultas de aplicativos no App Center

Como baixar, instalar ou atualizar para o Endless OS 3.8.1?

Lançamento do Endless OS 3.8.1 otimiza distro para dispositivos móveis

Entretanto, se você for buscar a imagem ISO do mais recente Endless OS 3.8.1 não irá encontrar nada. Ela ainda não está disponível. Portanto, se você deseja uma nova instalação usando uma imagem ISO, terá que esperar. Até lá, acesse a página oficial de download aqui para verificar a disponibilidade posteriormente.

Se você é um usuário existente do Endless OS e deseja experimentar a versão mais recente, pode atualizar seu sistema para uma versão beta. Para fazer isso, execute o seguinte comando:

eos-updater-ctl update
reboot
pkexec eos-stage-ostree demo

Depois que a versão estável for lançada, você também poderá alternar para a ramificação estável mais tarde executando um único comando:

pkexec eos-stage-ostree prod

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.