Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

18/04/2020 às 09:30

9 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Lançamento do Fedora 32 atrasa uma semana

Fedora 34 será lançado nesta semana

O pessoal do Fedora têm trabalhado com todo entusiasmo e tempo disponível para cumprir o cronograma de lançamento da distribuição. No entanto, parece que este ano, mais uma vez, a data de lançamento da distro sofrerá com atrasos. A equipe também divulgou informações sobre a próxima versão da distribuição. A versão do Fedora 33 (que já está no início dos trabalhos) terá uma pequena mudança no sistema que fornece resolução de nomes rede para aplicativos “nss-resolve” por “systemd-resolved”.

Para implementação no Fedora 33, “systemd-resolved” está planejado para substituir “nss-resolve” para resolver consultas DNS. Além disso, o Glibc será alterado para nss-resolve a partir do projeto systemd em vez do módulo NSS interno nss-dns.

systemd-resolved substituirá o nss-resolve no Fedora 33

Lançamento do Fedora 32 atrasa uma semana

Esta mudança é feita devido à decisão tomada internamente no Fedora que, em vez de optar por desabilitar o “systemd-resolved” (como vem fazendo há muito tempo), habilita-o melhor.

Os desenvolvedores comentam que o systemd-resolve executa funções como manter a configuração no arquivo resolv.conf com base em dados DHCP e uma configuração DNS estática para interfaces de rede, suporta DNSSEC e LLMNR (resolução local de nomes de difusão seletiva).

Entre os benefícios da mudança para o sistema, estão o suporte ao DNS sobre TLS, a capacidade de habilitar o cache local de consultas DNS e o suporte para vincular diferentes processadores a diferentes interfaces de rede. Assim, dependendo da interface de rede, selecione um servidor DNS para acessar, por exemplo, consultas DNS para interfaces VPN serão enviadas por meio da VPN).

Não está planejado usar DNSSEC no Fedora (systemd-resolve será construído com DNSSEC = sem sinalizador).

Systemd-resolve já é usado por padrão no Ubuntu desde a versão 16.10. Contudo, a integração será feita de maneira diferente no Fedora, pois, para começar, o Fedora age totalmente diferente do Ubuntu e também o Ubuntu continua a usar o nss-dns tradicional da glibc Em outras palavras, o glibc continua manipulando o /etc/resolv.conf, enquanto o Fedora espera substituir o nss-dns pelo nss-resolve do systemd.

Para aqueles que não desejam usar o systemd-resolve, será possível desativá-lo e, para isso, desative o serviço systemd-resolve.service e reinicie o NetworkManager, que criará o /etc/resolv.conf tradicional.

A versão final do Fedora 32 está atrasada por uma semana

Finalmente, outra mudança anunciada pelos desenvolvedores do projeto Fedora foi o adiamento do lançamento da versão final do Fedora 32 por uma semana devido ao não cumprimento dos critérios de qualidade.

O lançamento do Fedora 32 está agendada para 28 de abril, em vez de 21 de Abril, como originalmente planejado.

Nas versões finais de teste que forçaram os desenvolvedores a adiar a versão final, são discutidas pelo menos três questões classificadas como travamento de versão que não são corrigidas.

Os problemas dessa versão de falha incluem:

  • o reconhecimento de partições LVM no modo de recuperação de falha;
  • congelamento ao tentar inicializar em sistemas com GPUs NVIDIA Turing no modo “Inicialização segura”;
  • e falta da versão final do pacote f32-background em um repositório estável.

Os desenvolvedores esperam que essas falhas sejam resolvidas dentro do prazo estipulado para que a data final seja anunciada, mas se esse não for o caso, a data será adiada por mais dias:

Devido a erros de bloqueador aberto, o Fedora 32 Final foi declarado “proibido”. Nos encontraremos novamente às 17:00 UTC na quinta-feira, 23 de abril, para reavaliar a situação e anunciar o lançamento final do Fedora 32.

Se determinarmos naquele momento que o Fedora 32 está pronto, ele será lançado na “Data de Lançamento Esperada nº 1” de 28 de abril.

Finalmente, se você quiser saber mais sobre as comunicações emitidas pela equipe do Fedora, você pode verificar os seguintes links.

Link para a mudança no Fedora 33.

Link para o atraso no lançamento do Fedora 32.

Linux Adictos

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.