Lançamento do Linux 5.10 LTS deve ocorrer no próximo fim de semana

O Kernel Linux 5.10-rc7 saiu neste final de semana. Enquanto por um tempo o desenvolvimento do Linux 5.10 teve uma tendência preocupante de alta em mudanças no final do ciclo, o 5.10-rc7 foi lançado e Linus Torvalds parece tranquilo em relação a esta mais nova versão do kernel. Portanto, o lançamento do Linux 5.10 LTS deve ocorrer no próximo fim de semana, de acordo com o cronograma oficial.

O Linux 5.10-rc7 está parecendo “muito bom” e “solidamente no departamento de tamanho médio”, para o deleite de Linus Torvalds. Houve mudanças em toda a semana, mas aparentemente nada muito ruim.

Lançamento do Linux 5.10 LTS deve ocorrer no próximo fim de semana

Assim, no anúncio 5.10-rc7, Torvalds expressa otimismo sobre o lançamento final do Linux 5.10 no próximo fim de semana, em vez do lançamento 5.10-rc8. Isso também é uma boa notícia, já que a janela de mesclagem do Linux 5.11 abre imediatamente e isso no próximo fim de semana permitiria pelo menos que a janela de duas semanas fosse aberta antes dos feriados de Natal e Ano Novo.

Além do Linux 5.10 ser a última versão do kernel de 2020 e vir com muitas mudanças, também é uma versão notável por ser um kernel de Long Term Support (LTS) para ser suportado por pelo menos cinco anos.

Linux 5.9.12 está funciona bem com a série AMD Radeon RX 6800

O novo kernel Linux 5.9.12 lançado recentemente funciona sem problemas com a série AMD Radeon RX 6800. O Linux 5.9.12 foi lançado há alguns dias e os primeiros testes confirmam que ele realmente funciona bem nas placas de vídeo da série Radeon RX 6800.

Portanto, se você preferir não executar o Linux 5.10, pois ainda não houve lançamento formal (porém, deve ser na próxima semana) ou usar o driver em uma distribuição Linux com suporte, o Linux 5.9.12 deve estar em boas condições.

Além disso, junto com o kernel Linux 5.9.12+, você deve usar o Mesa 20.2 pelo menos (ou de preferência 20.3 ou 21.0-devel para obter o melhor desempenho). Da mesma forma, garantindo que o Mesa seja construído com o LLVM 11.0+ e também executando linux-firmware.git para os arquivos de microcódigo necessários.

O Linux 5.9.12 também tem muitas outras correções em geral e pode ser baixado de Kernel.org se você quiser tê-lo a partir do código-fonte.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile