in

Lançamento do Vulkan 1.1.130 com nova extensão de ferramentas

Suporte ao Intel Jasper Lake adicionado aos drivers Mesa 20.0 OpenGL/Vulkan

Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan

O Vulkan 1.1.130 foi lançado nesta segunda-feira como a mais recente atualização desta API de gráficos que corrige uma ampla variedade de problemas de documentação e áreas que precisam de esclarecimentos. Além disso, introduz uma nova extensão. Confira, assim, o lançamento do Vulkan 1.1.130 com nova extensão de ferramentas.

A nova extensão com o Vulkan 1.1.130 é VK_EXT_tooling_info. A extensão é para permitir que o aplicativo, jogo, mecanismo Vulkan consulte quais ferramentas de desenvolvimento estão em execução no momento. Em particular, isso é para ferramentas como RenderDoc e outros criadores de perfil e depuradores Vulkan. Esta extensão oferecerá certa uniformidade e assistência aos desenvolvedores na depuração de possíveis problemas de compatibilidade entre as ferramentas do Vulkan e outros problemas.

Lançamento do Vulkan 1.1.130 com nova extensão de ferramentas

O VK_EXT_tooling_info está na nova especificação do Vulkan 1.1.130 enquanto agora precisamos aguardar que várias ferramentas de desenvolvedor focadas no Vulkan iniciem o encanamento nesta nova extensão. Porém, considerando que é bastante prático, não deve demorar muito.

Suporte ao Intel Jasper Lake adicionado aos drivers Mesa 20.0 OpenGL/Vulkan

Lançamento do Vulkan 1.1.130 com nova extensão de ferramentas

Com o suporte gráfico do Intel Jasper Lake, tornando-o uma das principais adições de suporte de hardware para Linux 5.5, o suporte ao driver OpenGL/Vulkan no espaço do usuário agora é encontrado no Mesa 20.0-devel.

O Commits adicionou o suporte do Intel Jasper Lake para o Mesa 20.0. Embora o Jasper Lake seja um gráfico de “geração 11”, como o Ice Lake existente e o Elkhart Lake, a adição do Jasper Lake se resume principalmente em adicionar os novos IDs PCI e seguir os mesmos caminhos de código de driver que o Elkhart Lake.

Os IDs adicionados são:

  • 0x4E51 para o Jasper Lake 4×4;
  •  0x4E61 para o Jasper Lake 4×6;
  • e 0x4E71 para a configuração do Jasper Lake 4×8.

O restante da ativação do Jasper Lake corresponde ao que já é conhecido nos gráficos da geração 11/Elkhart Lake. O Mesa 20.0.0 será lançado no final de fevereiro ou no início de março e também deve ser o lançamento em que a Intel fará a transição para o driver Gallium3D OpenGL por padrão, entre muitas outras alterações gráficas de código aberto da Intel. O kernel do Linux 5.5 com seu suporte de driver DRM para o Jasper Lake deve sair no início de fevereiro.

Então, os detalhes até agora no Jasper Lake têm sido bastante claros. Contudo, parecem preencher um nicho semelhante ao Elkhart Lake como sucessor de 10nm do Gemini Lake para aplicações de baixo consumo de energia.

Driver Vulkan “TURNIP” de código aberto da Qualcomm adiciona um recurso importante de desempenho

driver TURNIP Mesa Vulkan, que fornece suporte para os recentes processadores gráficos Qualcomm Adreno e semelhante ao driver Freedreno Gallium3D, adicionou um importante recurso de aumento de desempenho.

Graças a Jonathan Marek, que tem conduzido grande parte dos avanços do driver TURNIP nos últimos tempos, e agora implanta o suporte à divisão de hardware. As quase 400 linhas de código implementam a restrição de hardware como um recurso importante e sensível ao desempenho.

Nenhum número de desempenho foi compartilhado como parte desse driver do TURNIP comprometido com o Mesa 20.0. Porém, se o Freedreno tiver adicionado o binning de hardware para o Adreno série 600 com esse driver OpenGL, ele produziu um desempenho 20 a 30% melhor para jogos como Xonotic e SuperTuxKart. Pelo menos para atividades Vulkan pesadas em geometria, essa classificação de hardware do TURNIP deve gerar um grande aumento de desempenho.

É ótimo ver todo o trabalho acontecendo com o TURNIP e o Freedreno, graças principalmente ao Google, que está usando o código do driver da GPU Qualcomm de código aberto em vários dispositivos com diferentes capacidades.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.