Lançamento Thunderbird “Supernova” promete interface de usuário de calendário renovada e suporte ao Firefox Sync

A nova versão deve trazer recursos há muito tempo esperados.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Depois de prometer uma estreia em dispositivos móveis Android graças à colaboração conjunta com o cliente de e-mail K-9 Mail, o projeto Thunderbird agora está nos anunciando seu próximo lançamento “Supernova”. A previsão, se tudo correr bem, é que chegue em 2023. Este deverá ser o maior lançamento do Thunderbird em anos. Assim, o lançamento Thunderbird “Supernova” promete interface de usuário de calendário renovada e suporte ao Firefox Sync.

O lançamento “Supernova” do Thunderbird nos oferecerá uma interface moderna do cliente de e-mail, calendário, bate-papo e notícias de código aberto que apresenta uma interface do usuário de calendário renovada com suporte para definir qual é o seu fim de semana e reduzir visualmente os fins de semana para economizar espaço, totalmente personalizável e barra de ferramentas mais acessível e pesquisa redesenhada.

Mockups da interface do usuário do calendário Thunderbird “Supernova”

Como você pode ver na imagem, o recurso de pesquisa de eventos do Calendário agora será mostrado rapidamente no lado direito da janela, em um painel lateral, para que você possa encontrar eventos futuros com mais facilidade e aumentar sua produtividade. A visualização de pesquisa também exibirá dicas de atalhos de teclado para acesso ainda mais rápido.

Lançamento “Supernova” do Thunderbird promete interface de usuário de calendário renovada e suporte ao Firefox Sync

As novas opções de personalização visual para o componente Calendário estarão acessíveis por meio de um menu pop-up para permitir que você mostre/oculte as cores e os ícones do calendário, troque as cores do calendário pelas cores da categoria, reduza os fins de semana ou remova completamente os dias do fim de semana.

Também será reformulada a visualização do evento, que promete exibir informações importantes como localização do evento, participantes do evento ou o organizador do evento em um piscar de olhos, além da capacidade de identificar e classificar facilmente a lista de participantes por seu RSVP atual (répondez s’ il vous plaît – por favor responda).“Por padrão, chegar a esta tela de visualização do evento requer apenas 1 clique. E são 2 cliques para abrir a visualização de edição”, explicaram os desenvolvedores em uma postagem no blog

“Como você adora personalização, pode controlar o comportamento do clique. Deseja pular a tela de visualização do evento e abrir a tela de edição com apenas 1 clique? Teremos uma opção para isso nas preferências.

Antiga promessa

Além da interface de usuário do calendário renovada, o lançamento “Supernova” do Thunderbird também promete um recurso há muito esperado que permite sincronizar suas contas de e-mail, calendários, catálogo de endereços e lista de complementos instalados em várias instalações do Thunderbird.

Sim, isso mesmo, o Firefox Sync será implementado como um recurso de sincronização em nuvem para usuários do Thunderbird. O objetivo é facilitar a configuração de uma nova instalação do Thunderbird em outra máquina. Também deve reparar um perfil local corrompido por meio de um novo fluxo de trabalho “reiniciar a partir de uma ardósia limpa”.

Além disso, o lançamento “Supernova” do Thunderbird é esperado em algum momento de 2023, mas uma data de lançamento ainda não está definida. Parece que esses novos recursos estarão disponíveis como parte da versão Thunderbird 115, que deve ser lançada por volta de julho de 2023.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.