in

LanguageTool 5.0 é lançado com suporte ao LibreOffice

Corretor funciona em 25 idiomas, incluindo o português.

Uma das melhores ferramentas de correção de texto e estilo, o LanguageTool, acaba de ser lançado na versão 5.0 que vem com suporte ao LibreOffice. Para quem ainda não conhece, o LanguageTool é um verificador de estilo e gramática para mais de 25 idiomas, incluindo o português brasileiro. Está disponível também como uma extensão para o LibreOffice, Microsoft Word, Google Docs, e navegadores como o Chrome e Firefox. Além disso, possui, ainda, uma versão on-line. O recurso tem versões pagas e gratuitas.

O LanguageTool oferece verificação ortográfica e gramatical. No caso de usá-lo na página web, basta colar o seu texto e clicar no botão ‘Verificar texto’. Clique nas frases coloridas para obter detalhes sobre possíveis erros. A extensão para Chrome e Firefox detecta automaticamente possíveis erros, alertando escritores para alguns problemas que podem existir de concordância ou digitação de palavras, por exemplo.

O LanguageTool é um software de revisão de estilo e gramática para inglês, francês, alemão e muitos outros idiomas. Você pode pensar no LanguageTool como um software para detectar erros que um simples verificador ortográfico não pode detectar. Do mesmo modo, ele também pode encontrar alguns erros gramaticais.

LanguageTool 5.0 é lançado com suporte ao LibreOffice

LanguageTool 5.0 é lançado com suporte ao LibreOffice

Os idiomas suportados são: asturiano, bielorrusso, bretão, catalão, chinês, dinamarquês, holandês, inglês, esperanto, francês, galego, alemão, grego, italiano, japonês, khmer, persa, polonês, português, romeno, russo, eslovaco, esloveno, espanhol, sueco, tagalo, tâmil, ucraniano. Observe que o nível de suporte difere muito entre os idiomas.

No caso do português, a versão 5.0 traz algumas melhorias, pois novas regras foram adicionadas e aprimoradas; palavras e novos dados também foram acrescentados e corrigidos muitos falsos positivos, ou seja, o que seriam erros mas na verdade está tudo correto. A lista completa de alteração em todos o idiomas suportados para a versão 5.0 está aqui.

Se você tiver problemas com a instalação, consulte a lista de verificação.