in

Laptop Oryx Pro Linux da System76 lançado com firmware de código aberto e gráficos Nvidia

O preço para os brasileiros, no entanto, se torna inviável.

A System76 anuncia que foi lançado hoje o novo laptop Oryx Pro Linux que vem, pela primeira vez, com firmware de código aberto e gráficos híbridos da Nvidia. Ele vai se juntar a outros modelos de notebooks como Darter Pro, Galago Pro e Lemur Pro. Assim, a diferença fica mesmo por conta do poderoso laptop Oryx Pro Linux com o firmware aberto baseado em Coreboot do System76, bem como esta é a primeira máquina do System76 a incluir também gráficos Nvidia e o firmware incorporado do controlador System76.

Atualmente, ao comprar um laptop Linux, é importante levar em consideração se o firmware é proprietário ou de código aberto. O System76 Open Firmware com Coreboot torna o novo Oryx Pro mais rápido, mais seguro e privado. Você pode até baixar o código fonte do GitHub se quiser estudá-lo em detalhes.

Além disso, o firmware incorporado do System76 oferece aos clientes controle total sobre funcionalidades importantes, como bateria, ventiladores, teclado, LEDs etc. É um firmware do controlador incorporado licenciado pela GPLv3 que você também pode baixar ou estudar no GitHub.

Laptop Oryx Pro Linux da System76 lançado com firmware de código aberto e gráficos Nvidia

Laptop Oryx Pro Linux da System76 lançado com firmware de código aberto e gráficos Nvidia

Além disso, o mais recente Oryx Pro é um notebook híbrido que acompanha as GPUs Intel e Nvidia. O laptop Linux apresenta os gráficos da série Nvidia GeForce RTX 20 e o software necessário para permitir ao usuário alternar perfeitamente entre as GPUs dedicadas e integradas, além de iniciar aplicativos com uma GPU específica.

Você pode escolher entre as placas gráficas Nvidia GeForce RTX 2060, Nvidia GeForce RTX 2070 ou Nvidia GeForce RTX 2080 Super. Além disso, o Oryx Pro permite escolher entre uma tela Full HD (1920 × 1080) de 15,6 ou 17,3 polegadas que apresenta taxa de atualização de 144 Hz e acabamento fosco.

Desde a sua introdução na linha, esta máquina tem sido a favorita de muitos, e a versão mais recente continuará essa tendência,disse a System76.Não é necessário decidir entre um laptop com boa bateria ou bom desempenho, basta escolher os dois.

Outras especificações

Laptop Oryx Pro Linux da System76 lançado com firmware de código aberto e gráficos Nvidia

O Oryx Pro Linux está equipado com um processador Intel Core i7-10875H de 10a geração e alto desempenho, com 8 núcleos e 16 threads que podem subir até 5,1 GHz. Portanto, é perfeito para jogos de até 64GB 3200 MHz RAM DDR4, armazenamento de até 4 TB e uma bateria Polymer de 3 células incorporada.

Em termos de conectividade, o laptop possui suporte para vários monitores externos via mini DisplayPort, porta HDMI ou Thunderbolt 3, três portas USB 3.2, Gigabit Ethernet, Intel Wireless Wi-Fi 6 AX e Bluetooth, um leitor de cartão SD e 2 entradas -1 tomada de áudio. O Oryx Pro também possui um touchpad multitoque e um teclado QWERTY US retroiluminado e multicolorido. Além disso, o laptop vem com o Intel Management Engine (ME) desativado por padrão para maior segurança.

Como esperado, o novo laptop Oryx Pro Linux vem pré-carregado com o sistema operacional Pop! _OS 20.04 LTS do System76. Entretanto, você pode optar por comprá-lo com o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa). Os interessados podem configurar e comprar o novo Oryx Pro na loja online. Porém, para os brasileiros, o preço é salgadíssimo: US$ 1.623, o que dá mais de R$ 8.620,00 sem impostos, nem taxas de importação.

9to5 Linux