Laptop Pinebook Pro lança o Manjaro KDE como sistema operacional padrão

Já sabemos que é possível executar o Manjaro Linux no PinePhone e PineTab do Pine64. Agora vem outra grande novidade relacionada ao Pine64, que agora se uniu ao Manjaro para lançar sua próxima novidade do laptop Linux “Pinebook Pro”.

O Manjaro lançou recentemente uma nova versão v19.0 com vários ambientes de desktop mais polidos, como Xfce, KDE e GNOME. Devido à alta popularidade do Manjaro entre a comunidade Pine64, o Pinebook Pro agora vem com o mais recente Manjaro KDE como sistema operacional padrão.

Pré venda: laptop Pinebook Pro lança o Manjaro KDE como sistema operacional padrão

Portanto, antes de aprofundar as novas ofertas do Pinebook Pro, é preciso saber que a pré-encomenda do laptop começará em 18 de março de 2020. Você pode fazer um pedido diretamente do site oficial aqui. A sugestão é que você marque o site como favorito ou salve um lembrete antes que o estoque acabe.

Ao fazer isso, agora você precisa manter a paciência, pois a remessa começará somente no início de maio ou poderá ser estendida. Tudo depende do desenrolar do surto do COVID-19.

PineBook Pro: o que há de novo

O modelo de produção anterior do Pinebook Pro surgiu com o Debian Linux.

Laptop Pinebook Pro lança o Manjaro KDE como sistema operacional padrão
Notebooks Pinebook ANSI (esquerda) e ISO (direita) executando o Manjaro com o KDE Plasma

Novos recursos de software

Como já confirmado pelo Pine64, os futuros modelos do Pinebook apresentarão o Manjaro 19.0 “Kyria”, que inclui uma lista de aprimoramentos. A edição do KDE é a área de trabalho mais rica em recursos e fácil de usar com o Plasma 5.17.

Laptop Pinebook Pro lança o Manjaro KDE como sistema operacional padrão
Manjaro Linux com KDE Plasma

Alguns destaques da edição do Manjaro KDE:

  • Aceleração de desktop e aplicativos usando o driver Panfrost GPU
  • Versão clara e escura
  • Tela inicial animada
  • Perfis de pessoas no Konsole
  • O mais recente Pacman a apoiar o Flatpak
  • KDE Framework 5.67.0
  • Aplicativos KDE 19.12.3
  • Driver NVIDIA atualizado
  • Linux Kernel 5.6

O Manjaro também vem com o instalador comum e OEM. Portanto, agora você pode definir seu nome de usuário e senha, juntamente com o layout do teclado e a localidade do sistema durante a inicialização.

Novas funções de hardware

O Manjaro mais recente inclui o kernel 5.6, que permite várias funcionalidades importantes no Pinebook Pro. Através do número de estações USB-C, agora você pode usar o carregador tipo C ou os cabos de saída de vídeo.

A nova construção também adiciona ajustes estruturais, como melhorias na altura do suporte para pilares que seguram o teclado e o encaixe da tela para restringir a poeira nas fendas.

E quanto a outras distribuições Linux?

Este laptop Linux é a cereja do bolo para todos os amantes do Manjaro Linux. No entanto, se você não é um grande fã do Manjaro, ainda tem a opção de instalar o seu sistema operacional favorito.

Porém, antes de instalar outras distribuições, verifique primeiro a lista de sistemas operacionais suportados pelo Pinebook Pro. Também existem imagens dedicadas do sistema operacional Kali Linux que você pode inicializar diretamente do cartão SD.

Fossbytes

Artigos recentes

Artigos relacionados