SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Latinoware incentiva artes gráficas com Softwares Livres

Evento reúne profissionais da área em nove palestras e três minicursos

O 14° Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) aconteceu de 18 a 20 de outubro de 2017 no Parque Tecnológico da usina da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil) e reuniu profissionais da área de artes gráficas, design e multimídia em nove palestras e três minicursos desses segmentos. Foram debatidos mais de 200 assuntos diferentes, com 4580 inscrições. Eram professores, estudantes brasileiros e de países vizinhos, interessados em novas tecnologias, desenvolvedores, profissionais da área.

As criações para o Latinoware são por conta do artista gráfico Luciano Lourenço, que também cuida do site. Ele é grande incentivador do uso de Softwares Livres. Lembro-me dele desde que usei o sistema brasileiro Kurumin (um ambiente com interface KDE), que trazia ilustrações de um pinguim vestido de índio com assinatura de Lourenço, em 2005! Todos os eventos precisam de cartazes, folhetos, credenciais, identidade visual em geral, então, Luciano Lourenço cuida do Latinoware! E tem muitos outros artistas que participam como palestrantes e instrutores de cursos rápidos que acontecem no evento.

 

Por que ir a eventos de Softwares Livres?

Primeiro porque você sempre vai aprender mais! Nesses eventos você reencontra os amigos e pode trocar ideias e sugerir melhorias para os softwares que utiliza. Este é o terceiro Latinoware que participo; posso dizer que a cada ano a gente aprende mais. Para quem usa Gimp, Inkscape, Blender, LibreOffice, Scribus e outros softwares relacionados à área de criação, pode-se dizer que estão evoluindo, crescendo, transformando e melhorando a cada dia.

Em segundo lugar, porque Latinoware é cultura, é troca de ideias. É nossa colaboração com as comunidades, a devolução, um agradecimento. O que você aprende, você ensina! Ao usarmos Softwares Livres, é bom sabermos a filosofia, as quatro liberdades, fácil de encontrar na web!

 

Palestras Ministradas no Latinoware

No Latinoware deste ano, dentro da categoria “Design, Gráficos e Multimídia”, as palestras foram:

  1. “Como viver sem o Photoshop (CVsP++ release 4.5)”, de Elias Silveira (ilustrador de capas de revistas premiadas no Brasil, pela Editora Abril);
  2. “Videografismo com Software livre”, por Carlos Eduardo Cruz (Cadunico), organizador de eventos livres como a GNUGRAF, que acontece no Rio de Janeiro;
  3. “Pondo a mão na massa – Ilustração digital do esboço à arte finalização com MyPaint, Krita e Gimp”, por Elias Silveira;
  4. “O software livre na pós produção de fotografia digital”, pelo professor universitário Érico José Ferreira;
  5. “Gráfica Digital (e rápida!) com Softwares Livres – impressão em papel e 3D”, com Barbara Tostes;
  6. “9 motivos para usar o Krita”, por Elias Silveira;
  7. “Reconstruindo faces e vidas com a computação gráfica 3D”, com o artista digital Cicero Moraes;
  8. “Ferramentas livres para desenvolver apresentações incríveis”, com a mestre em artes visuais Fabianne Balvedi;
  9. “Design pra quem não é designer: Composição gráfica para identidade visual”, com o designer gráfico Jenilson de Jesus Gomes.

Além das nove palestras, distribuídas nos dois primeiros dias de evento, também foram oferecidos minicursos aos participantes:

  1. “Modelagem para Impressão 3D Com Blender”, mini curso com o diretor de arte Guilherme ‘RazGriz’ Magalhães;
  2. “De desenhos vetoriais a apresentações bem legais: narrativas abertas e livres”, mini curso com a professora Karina Menezes;
  3. “Mini Curso Caneta 3d”, com a profissional de marketing Marina Porto.

 

Um pouco mais sobre o Latinoware

O Latinoware (http://latinoware.org) acontece todo ano no mês de outubro! Convido os leitores deste blog a participarem no próximo ano! Além de palestras e minicursos, o evento tem uma feira com stands de empresas de tecnologia, de distribuições GNU/Linux, de comunidades que vão vender camisetas e brindes para pagar despesas com programadores, tradutores e pessoal envolvido no desenvolvimento de Softwares Livres. São pessoas que estão ali para colaborar e trocar ideias. Todo ano tem novidade, todo ano tem gente nova.

 

Esperamos você lá, até o próximo Latinoware!

*Barbara Samel Rocha Tostes (barbara.blog.br) é jornalista por formação, faz design e criações desde 1994, é empresária e possui uma gráfica digital (impressão em papel e 3D) onde foca o uso de Softwares Livres. Vai a eventos de Softwares Livres desde 2005, quando participou do Congresso Internacional de Softwares Livres (Conisli) em São Paulo e colaborava traduzindo um sistema de gerenciamento de sites chamado e107.org.

Foi lá que conheceu muita gente fera, programadores, desenvolvedores, pessoas que podiam escutar e colocar nos softwares o que fosse preciso para que melhorassem. Aí aprendeu a filosofia das liberdades do uso de Software Livre e virou amiga de muitos professores. Tem um curso de artes gráficas com Softwares Livres disponível no Youtube em 30 aulas em vídeo (narradas em português), e participa também na comunidade SempreUpdate.com.br.

 

Confira o link para a palestra de Barbara Tostes AQUI!

Comentários